Romantismo poesia

Páginas: 13 (3088 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
E.E.E.F.M. Alice Holzmeister
2º ANO DO ENSINO MÉDIO

DANUZA LAUVRES
KARINA BARTH FERRO
LORRAYNE HELL

ROMANTISMO
CASIMIRO DE ABREU


SANTA LEOPOLDINA
2012

Romantismo
O Romantismo foi um movimento artístico e literário, que originou-se na Europa em medados de 1800. Podem ser considerados três países como o berço do Romantismo, são eles, Inglaterra, Alemanha e Italia, mas é naFrança em que tem-se mais destaque, pois foram os artistas franceses que espalharam essa arte pela Europa e América.
O Romantismo se expressou primeiro na literatura e filosofia, e depois nas artes plásticas. A literatura romântica, abarcando a épica e a lírica, foi um movimento de vanguarda e que teve grande repercussão na formação da sociedade da época, ao contrário das artes plásticas, quedesempenharam um papel menos vanguardista. Foi um período fortemente influenciado pelo Iluminísmo e pela libertação da Revolução Francesa.
Romantismo em Portugal
Houve vários fatores que influenciaram, o Romantismo surgiu em um período em que Portugal estava passando passando por momentos difíceis, houve a ascensão da burguesia, queda do absolutismo e emergência do liberalismo, a vinda da família realpara o Brasil, pois Napoleão invade Portugal.
Depois de expulsar os franceses, Portugal é fortemente influenciado pelos ingleses, gerando um clima de dominação estrangeira no país lusitano.
A Independência do Brasil e a Constituição portuguesa em 1822 causaram respectivamente reflexos de perdas econômicas e um caráter liberal na vida política e social portuguesa.
As principais característicasdesse período são:
* Subjetivismo: o autor aproxima os assuntos da fantasia, fala como ele se sente.
* Sentimentalismo: eles agiam pela intuição, tudo que era provocado pelo impulso era permitido.
* Culto ao fantástico: a presença do mistério, do sobrenatural, representando o sonho, a imaginação.
* Idealização: motivado pela fantasia e pela imaginação, o artista romântico passa aidealizar tudo; as coisas não são vistas como realmente são, mas como deveriam ser segundo uma ótica pessoal.
* Egocentrismo: cultua-se o "eu" interior, atitude narcisista, em que o individualismo prevalece.
* Escapismo psicológico: O romântico não aceita a realidade, então ele procura “fugir” da realidade e refugiar-se no passado, no sonho ou na morte.
* Liberdade de criação: o escritorse aproxima da linguagem coloquial, e também abandona a metrificação dos versos.
* Medievalismo: se interessavam pela origem do seu povo, de sua língua e de seu país.
* Condoreirismo: corrente de poesia político-social, os autores defendem a justiça social e a liberdade.
* Nativismo: fascinação pela natureza. Muitas vezes, o nacionalismo romântico é exaltado através da natureza, daforça da paisagem.
* Luta entre o liberalismo e o absolutismo: poder do povo X poder da monarquia. Até na escolha do herói, o romântico dificilmente optava por um nobre. Geralmente, adotava heróis grandiosos, muitas vezes personagens históricos, que foram de algum modo infeliz: vida trágica, amantes recusados, patriotas exilados.
* Byronismo: mostra um estilo de vida e uma forma particular dever o mundo; um estilo de vida boêmia, noturna, voltada para o vício e os prazeres da bebida, do fumo e do sexo. Sua forma de ver o mundo é egocêntrica, pessimista, angustiada e, por vezes, satânica.
* Religiosidade: como uma reação ao racionalismo materialista dos clássicos, a vida espiritual e a crença em Deus são enfocadas como pontos de apoio ou válvulas de escape diante das frustrações domundo real.
* Nacionalismo: é a exaltação da Pátria, de forma exagerada, em mostram apenas as qualidades.
* Pessimismo: também conhecido como o "mal-do-século". O artista vê-se diante da impossibilidade de realizar o sonho do "eu" e, desse modo, cai em profunda tristeza, angústia, solidão, inquietação, desespero, frustração, levando-o, muitas vezes, ao suicídio, solução definitiva...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • romantismo poesia
  • Romantismo brasileiro. poesia. exercícios
  • Romantismo Poesia Brasil
  • Comparação de Poesias do romantismo
  • Romantismo poesia e romance , classes
  • poesia do romantismo brasileiro
  • Romantismo prosa e poesia
  • LISTA ROMANTISMO POESIA ALUNOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!