Romantismo no Brasil

Páginas: 8 (1862 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
Romantismo no Brasil
O Romantismo ocorre na Europa no período de Final do séc. XVIII e início do séc. XIX, marcando momentos históricos como Revolução Industrial e Revolução Francesa e no Brasil ocorreu próximo à independência em 1836. O público passa a ter o gosto pela cultura clássica, que se iniciara no século XVI, com o Renascimento, perdura até o século XVII. Com o tempo, ele foi serestringindo ao público aristocrático, formado pela nobreza e pelo alto clero. Com a ascensão da burguesia ao poder, surge a necessidade de uma arte sintonizada com o novo contexto social e com a sensibilidade desse novo público. Antonio Candido (1836) expõe o Romantismo como posição do espirito e da sensibilidade, partindo da oposição à literatura luso-brasileira que visava redefinir a atitude poética eo lugar do homem no mundo e na sociedade. O Romantismo concebe o papel do artista e o sentido da obra de arte, adotando um sentimento novo com inspirações locais. O individualismo e relativismo podem ser considerados a base da atitude romântica em contraste a tendência racionalista para o geral e o absoluto. A arte se afigura ao espirito romântico uma limitação da expressão, o artista passa ausar o eu, mostrando as frustrações sentimentais. Para os românticos o mundo, o cosmos, a natureza física cheia de graça e imprecisão antepõe ao homem desligado, o destino incerto. O individualismo rompe de certo modo a ideia de integração, de entrosamento.
Na poesia o escritor procura estabelecer para si próprio o estado de solidão; de outro, atrair para ele o leitor. Existe um processo capital naliteratura moderna, e é na poesia que vemos uma depuração progressiva do lirismo. É perceptível em Alvares de Azevedo e Casimiro de Abreu a poesia foge da regra e se concentra em torno do eu lírico.
No romantismo o romance é uma espécie de contrapeso do individualismo lírico, por mais de um aspecto. Gênero onímodo (ilimitado de formas), que dividia desde “A Noite na Taverna”, “As Minas de Prata”e “Memórias de um Sargento de Milícias”, que por um lado o foco era o eu lírico do outro já trazia a atitude de objetividade e respeito ao material observado. O poeta romântico procura refazer a expressão a cada experiência, rejeitando a tradição e dando autoridade para a própria vocação, dando a ideia de que a criação é um processo magico. A natureza torna um algo supremo a qual o poeta nãoconsegue exprimir, aderindo dessa estética, o mal do século, sobre a desconfiança da palavra em face do objeto, desejo de fuga, invocação da morte, pessimismo, satanismo, a negação e a revolta contra valores sociais, manifestam o original espirito romântico. A influência de Lord Byron é um exemplo dessa vocação para o desmedido e o contraditório, fundindo com aspectos aparentemente inconciliáveis docomportamento. Não só Byron serve de influencia para os poetas românticos, mas Victor Hugo que acalentou sonhos humanitários e Castro Alves lutou contra a escravidão negra e saudou a republica. O individualismo e consciência de solidão entrecortados pelo desejo de solidariedade; pessimismo enlaçado à utopia social e a crença no progresso, havendo mudanças nas formas, gênero, estilo e técnica. Onacionalismo se exprimiu em vários poemas épicos, “A Independência do Brasil” de Teixeira e Sousa, “Os Timbiras” de Gonçalves Dias e “Os Filhos de Tupã” de José de Alencar.
Essa arte é o Romantismo que passa a ter características de:
Individualismo e egocentrismo
O “eu” é a figura principal, predominando a primeira pessoa, uma das questões centrais é aquilo que cada pessoa tem de particular, deexclusivo.
Subjetivismo
Toda a produção se fundamenta na emoção, na imaginação. O poeta romântico é livre para sentir e expressar seus sentimentos e desejos, mostrando que a arte é subjetiva porque expressa uma visão particular da realidade.
Escapismo ou evasão: natureza, sonho e morte.
Na ânsia de sentir e de imaginar, o autor romântico se depara com a realidade, com uma realidade que nem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • romantismo no brasil
  • Romantismo no Brasil
  • romantismo no Brasil
  • O romantismo no brasil
  • Romantismo no brasil
  • Romantismo No Brasil
  • Romantismo no Brasil
  • romantismo no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!