Romantismo no Brasil

Páginas: 6 (1383 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2014
 O Romantismo no Brasil
1. A poesia romântica desenvolveu-se aproximadamente entre as décadas de 1830 e 1870. Embora haja muitos pontos em comum entre os poetas, podemos separá-los em três grupos ou gerações, levando em conta os temas que predominaram em suas obras. Essa classificação não deve ser entendida de forma rígida, pois a inclusão de um poeta num grupo nãosignifica que ele nunca tenha tratado de temas presentes em outros grupos. Trata-se, antes de tudo, de uma divisão didática que ajuda a explicar os temas predominantes das obras desses escritores.
2. O nacionalismo, a exaltação da natureza brasileira, a inspiração patriótica, a valorização do índio como legítimo representante dos primitivos senhores e habitantes da nossa terra, ao lado dos temasconsagrados pelo Romantismo europeu, como a desilusão amorosa, a morte, a saudade constituem os temas principais da primeira geração de poetas, aquela que introduziu as ideias românticas no Brasil. E, dentre esses poetas, Gonçalves Dias é o mais importante.
3. Gonçalves Dias Gonçalves Dias é considerado o principal poeta indianista brasileiro, pois foi o único que conseguiu dar realmente umadimensão poética ao tema do indígena. Focando o ponto de vista do índio, seus poemas cantaram suas dores, seus valores, humanizando-os. Como afirma Manuel Bandeira: Como poeta lírico-amoroso, cantou os temas consagrados pelo Romantismo: as dores do amor, a saudade, a natureza. Nessa linha temática, deixou alguns poemas que se tornaram famosos, como “Ainda uma vez – adeus!” ,”Como? és tu?” ,”Seusolhos”, “Como eu te amo”, entre outros.
4.  Não foi Gonçalves Dias o introdutor do índio na poesia brasileira; soube, todavia, como ninguém antes ou depois dele, insuflar vida no tema tão caro ao sentimento nacional da época. Idealizou-o, é verdade, não por desconhecimento da psicologia própria do índio, mas em parte por simpatia, em parte obedecendo aos cânones estéticos do tempo, sem prejuízo daemoção, que palpita, bela e convincente, em poemas como “I- Juca-Pirama”, “Marabá”. “Leito de folhas verde”, “O canto do Piaga”, “O canto do Tamoio”[..].
5. A tendência individualista e egocêntrica do Romantismo atingiu seu auge com os poetas da segunda geração, que escreveram nas décadas de 1840 e 1850. Esses poetas deixaram em segundo plano os temas nacionalistas e indianistas e mergulharam fundo emseu mundo interior, numa atitude bastante egocêntrica. Seus poemas expressam uma visão trágica da existência, um profundo desencanto pela vida, e “falam” constantemente de morte, solidão, tédio e melancolia, revelando clara influência dos poetas românticos europeus, principalmente dos ingleses Shelley e Byron e dos franceses Lamartine e Musset. Os melhores representantes dessa geração de poetas noBrasil são Álvares de Azevedo, Junqueira Freire, Casimiro de Abreu, Bernardo Guimarães e Laurindo Rabelo.
6. Álvares de Azevedo Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1831 – 1852) é o nome mais importante da poesia ultrarromântica brasileira. Seus poemas falam constantemente do tédio da vida, do sentimento da morte e da frustração amorosa. Em seus versos, a mulher ora aparece como um anjo, pura evirginal, ora como uma figura fatal, sensual e envolvente. Nos dois casos, porém, é sempre inacessível ao eu lírico, que vive mergulhado numa triste solidão, sofrendo com as desilusões amorosas.
7. Além dos poemas, que foram reunidos no livro Lira dos vinte anos, Álvares de Azevedo deixou uma obra dramática, Macário, e uma obra em prosa, o livro de contos Noite na Taverna. Este último é uma obraúnica na literatura brasileira. Alguns jovens contam histórias macabras de paixão, morte, crime, perversão sexual e violência, num clima de sonho e delírio. Representa a realização em prosa das características que definem o Ultrarromantismo.
8. Casimiro de Abreu Casimiro de Abreu (1839 – 1860), com seu lirismo ingênuo e adolescente, sempre a falar das saudades da terra natal, da família, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantismo no Brasil
  • romantismo no brasil
  • Romantismo no Brasil
  • romantismo no Brasil
  • O romantismo no brasil
  • Romantismo no brasil
  • Romantismo No Brasil
  • Romantismo no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!