Romantismo No Brasil E Em Portugal TRABALHO PORTUGUES

4113 palavras 17 páginas
Romantismo no Brasil e em Portugal

ORIGEM

A palavra Romântico vem do inglês Romantic, daí a origem do vocábulo Romantismo.

Macpherson foi o poeta escocês que pela primeira vez usou Romantismo como estilo em 1760 quando publicou "Poemas de Ossian". Ele passava o tempo compondo versos recheados de devaneios e sentimentalismo. No entanto, é difícil situar um país só, como iniciador do movimento. Vemos resquícios do estilo na Inglaterra, Alemanha e França. Na Inglaterra tivemos como precursores: Macpherson, Thomas Percy, Allan Ramsy. Tivemos também grandes Românticos como: Lorde Byron, Shelley, Walter Scott, Shakespeare e Milton que influenciaram autores de outros países.

Na Alemanha tivemos os vultos Tieck, Fichte, Schlegal, Goethe (Werther) e outros.
Na França vamos encontrar Rousseau, Mme Steal, Victor Hugo.
Em Portugal temos: Almeida Garret, Alexandre Herculano, Antônio Feliciano de Castilho e Camilo Castelo Branco.

Na realidade, o Romantismo surgiu numa sociedade abarrotada de conflitos. A corrente participa nobremente da política mundial. Foi uma forma de alterar a pirâmide de classes sociais da época, a burguesia (classe média), misturou-se à nobreza e a base adquiriu vários poderes. O ponto culminante de todos os conflitos foi a "Revolução Francesa" em l789. Ela proclamou: a expansão das doutrinas dos filósofos, maior liberdade ao povo, realização das idéias populares, reformas no sistema de governo e maior atenção às classes baixas (o povo).
Foi um período revolucionário. Houve a instauração dos primeiros governos democráticos do mundo. Expande o individualismo e surge uma nova mentalidade. O sentimento patriótico é motivo de diversas obras. Fixa-se definitivamente a escola Romântica e expande rapidamente nos diversos países, cada um moldando o estilo às coisas próprias de cada região.

ROMANTISMO EM PORTUGAL (1825-1865)

Portugal sofre transformações radicais ligadas a ascensão da classe média, que promoverá no âmbito político, a implantação do

Relacionados

  • Por que flamengo?
    96248 palavras | 385 páginas