Romantismo na arquitetura

Páginas: 2 (340 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

História da Arte e da Arquitetura Brasileira

O Romantismo na Arquitetura

O Romantismo se caracteriza por: cultivar a emoção, a fantasia, o sonho, a originalidade; exaltação da natureza;gosto pela Idade Média (porque tinha sido o tempo de formação das nações); defesa dos ideais nacionalistas (liberdade individual, liberdade do povo); panteísmo (doutrina segundo a qual Deus não é um serpessoal distinto do mundo: Deus e o mundo seriam uma só substância); individualismo; subjetivismo: o romântico trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinião sobre o mundo; idealização:o autor idealiza temas, exagerando em algumas das suas características (ex. a mulher é vista como uma virgem frágil; a noção de pátria também é idealizada).

O Romantismo na Arquitetura:Inspirou-se em diferentes estilos históricos, o que motivou a sucessão dos revivalismos. Numa primeira fase (ainda no séc. XVIII), os arquitetos românticos inspiraram-se na arquitetura medieval e,posteriormente, recorreram a todos os estilos arquitetônicos desde o renascentista ao neoclássico. Expandiu-se um pouco por toda a Europa até finais do século XIX.
Visava a beleza como algo de divino, reveladoapenas pela emoção e pela sensibilidade de cada um; rejeitou as regras da arquitetura neoclássica e os princípios da ordem, da proporção, da simetria e da harmonia que a caracterizaram; preferiu airregularidade espacial e volumétrica dos edifícios, o sentido orgânico das formas, os efeitos de luz, o movimento dos planos, o pitoresco da decoração.

Em resumo, caraterísticas que estimulassem aimaginação e os sentidos; deveria provocar sensações e transmitir ideias.

Suas principais tendências foram:
Revivalismo (reproduz técnicas e cânones estéticos do passado);
Neogótico (inspiraçãona idade média, no gótico);
Neoárabe (inspiração no formulário da arte islâmica e ligação entre historicismo e exotismo);
Neomanuelino (inspiração no formulário da arte islâmica e ligação entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantismo arquitetura
  • Arquitetura do Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!