Romantismo na Amaz nia

810 palavras 4 páginas
ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE- (ESMAC)
LARHYSSA HYOLENNY SALES SANTOS

ROMANTISMO NA AMAZÔNIA

ANANINDEUA-PA
2015
ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE
LARHYSSA HYOLENNY SALES SANTOS

ANANINDEUA-PA
2015

PRESSLER, Gunter Karl. Romantismo na Amazônia?. Disponível em: http://www.ppgl.ufpa.br/historia_da_literatura/pressler.pdf. Acesso em: 04 abr. 2015.
O autor inicia o artigo mencionando algumas obras literárias românticas que trazem em si o cenário da região da Amazônia nos séculos XVIII e XIX, como O Guarani de José de Alencar que foi o romance precursor do Romantismo em nosso país. Alguns autores paraenses e amazonenses como Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha (1769-1811), Dom Romualdo Antonio de Seixas não ultrapassam o limite local (Belém/Pará). A única obra reconhecida pelo cânone como parte da História da Literatura Brasileira foi a de um escritor da região Norte Herculano Inglês de Souza O Missionário (1891).
Com intenção de iniciar a abordagem sobre a literatura na Amazônia, o autor valoriza o ponto histórico-geográfico e a condição indispensável de qualquer literatura no sentido moderno, que para Antonio Cândido essa condição é o alicerce da formação da literatura brasileira como nacional e moderna.
Até o final do século XIX, Amazônia é uma região sem urbanização significativa, sem qualquer sistema de produção e divulgação de literatura. A partir do momento que Belém assume suas funções culturais, além de modificar a sua esfera pública, ela mesma se modifica. Em 1655, quando o Padre Antônio Vieira chegou em Belém do Grão Pará, o vilarejo era a casa do povo indígena e tinha suas características próprias . De 1616, quando a cidade foi fundada, a fim de tomar posse da vasta região houveram modificações em torno do forte e das construções das ordens religiosos para uma e tudo foi mudando, e o pequeno vilarejo foi dando espaço a uma grande cidade, com ruas bem alinhadas, casas alegres, além das igrejas magníficas.
Em 1818, com

Relacionados