Romantismo (foco na 3ª Fase - José de Alencar)

Páginas: 4 (999 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
CONTEXTO HISTÓRICO
O Romantismo foi marcado por dois acontecimentos históricos importantes: as Revoluções Industrial e Francesa. A vida social estava dividida entre a burguesia industrial e osurgimento da classe operária, os proletariados.
 A burguesia ganhava poder e o capitalismo se desenvolvia cada vez mais, enquanto os impérios feudais e a aristocracia que dependia deles encontrava-seem situação de calamidade. Era o fim do absolutismo na Europa (causado pelos dois movimentos revolucionários citados anteriormente) e o início da industrialização (que se espalhou por toda Europa).O ideal da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade alcançou a América Latina e foi um marco para um período de independência nas colônias da Espanha e Portugal.
MOVIMENTOLITERÁRIO
Na literatura, a fase romântica rompeu com a tradição clássica, imposta pelo período árcade, e apresentou novas concepções literárias, dentre as quais podemos apontar: a observação das condiçõesdo estado de alma, das emoções, da liberdade, desabafos sentimentais, valorização do índio, a manifestação do poder de Deus através da natureza acolhedora ao homem, a temática voltada para o amor,para a saudade, o subjetivismo.
A poesia lírica é a principal expressão. Também são frequentes os romances. O marco da literatura romântica é Cantos e Inocência (1789), do poeta inglês William Blake. Olivro de poemas Baladas Líricas, do inglês William Wordsworth, é uma espécie de manifesto do movimento. O poeta fundamental do romantismo inglês é Lord Byron. Na linha do romance histórico, oprincipal nome é o escocês Walter Scott. Na Alemanha, o expoente é Goethe autor de Fausto.
CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO
- Individualismo: O homem burguês deu livre expressão a seus sentimentos e emoçõesmais íntimos. 

- Feição anticlássica: A estética romântica proclama a liberdade individual do artista. 

- Fuga da realidade: A insatisfação com o mundo leva o romântico a fugir da realidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • José de Alencar e o Romantismo Brasileiro
  • O Sertanejo
  • Literatura ( Romantismo)
  • Jose de alencar
  • jose de alencar
  • José de Alencar
  • 3ª Fase do
  • José de alencar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!