Romantismo Em portugal

Páginas: 5 (1128 palavras) Publicado: 2 de junho de 2014
Romantismo em Portugal

Portugal, é reflexo dos dois acontecimentos que marcaram e mudaram a face da Europa na segunda metade do século XVIII: a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, responsáveis pela abolição da monarquias aristocratas e pela introdução da burguesia que então, dominara a vida política, econômica e social da época. A luta pelo trono em Portugal, se dá com muitaviolência, gerando conturbação e desordem interna na nação.


Características do Romantismo

Inicialmente, romântico era tudo aquilo que se opunha a clássico. Ou seja, passa a valorizar o caráter popular, o folclore e o que é nacional. O indivíduo passa a ser o centro das atenções, apelando para a imaginação e para os sentimentos, resultando uma interpretação subjetiva da realidade.

(tabela abaixo comparando algumas características do Classicismo com o Romantismo. )

Classicismo
Romantismo
razão
sensibilidade
elitização
Motivos populares
Imagem racional do amor e da mulher
Imagem sentimental e subjetiva do amor e da mulher
erudição
folclore
paganismo
Cristianismo
Antiguidade clássica
Idade média
Impessoal, objetivo
Pessoal, subjetivo
Disciplina
Libertação
Geral,universal
Particular, individual
Modelo clássico
Não há modelos
Formas poéticas fixas
Versificação livre
Apelo à inteligência
Apelo à imaginação




O Romantismo pode ser classificado em três gerações no Brasil:

Primeira – geração nacionalista: Exaltação da natureza, criação do herói na figura do índio, sentimentalismo e a religiosidade são algumas das característicasmarcantes da chamada geração indianista. Principais autores: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.
Segunda – geração do mal-do-século: Negativismo, desilusão, tédio e dúvida são características da segunda geração do romantismo. A fuga da realidade é um dos temas preferidos que se manifesta na exaltação da morte e nas virgens sonhadoras. Principais autores: Álvares deAzevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
Terceira – geração condoeira: Caracterizada pela poesia social e libertária, reflete as lutas internas da segunda metade do reinado de D. Pedro II. Castro Alves foi seu principal representante.


O Romantismo


O Romantismo foi encarado como uma nova maneira de se expressar, enfrentar os problemas da vida e do pensamento.Esta escola, repudiava os clássicos, opondo-se às regras e modelos, procurando a total liberdade de criação, além de defender a "impureza" dos gêneros literários. Com o domínio burguês, ocorre a profissionalização do escritor, que recebe uma remuneração para produzir a obra, enquanto o público paga para consumi-la. O escritor romântico projetava-se para dentro de si, tendo como fonte oeu-lírico, do qual fluía um diverso conteúdo sentimentalista e, muitas vezes, melancólico da vida, do amor e, às vezes, exageradamente, da própria morte. A introversão era característica essencialmente romântica.

A natureza, assim como a mulher são importantes pontos desse momento. O homem, idealizava a mulher como uma deusa, coisa divina e, com isso, retornava ao passado, no trovadorismo, onde as"madames" eram tão sonhadas e desejadas, mesmo que fossem inatingíveis. Ao procurar a mulher de seus sonhos e, então, frustrar-se por não encontrá-la ou, muitas vezes, por encontrá-la e perdê-la, o romântico entrava em constante devaneio. Para amenizar a situação, ao escrever despojava todos os seus anseios, procurando fugir da realidade, usando do escapismo, onde, não raramente, tinha a natureza comoconfidente. Outra forma de escapismo utilizada, era o escapismo pela obscuridade, onde buscavam o bem-estar nos ambientes fúnebres e obscuros. Essas frustrações tidas por amores ou simples desilusões com a vida, provocaram muitos suicídios. Daí a grande frequência dos temas de morte nos poemas românticos, o que caracteriza o mal-do-século.


Romantismo -Temas e interesses


Existem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • linguagem do romantismo , romantismo em portugal
  • Romantismo em Portugal
  • Romantismo em portugal
  • Romantismo em portugal
  • Romantismo em portugal
  • O romantismo em portugal
  • O Romantismo em Portugal
  • ROMANTISMO EM PORTUGAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!