Romantismo alemão

Páginas: 3 (521 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2012
O romantismo encontra no fragmento o formato que se encaixa na sua concepção de arte. O fragmento enquanto “pequena obra de arte, totalmente separado do mundo circundante, perfeito e acabado em simesmo como um porco espinho” (Schlegel), se defende dos critérios e valores tradicionais, com seus “espinhos”, sem se subordinar às esferas da vida burguesa. Mas, ao mesmo tempo, consegue dialogar e semanter vivo frente ao meio social. Exatamente como os românticos acreditam e querem que seja a arte em geral.
Como movimento de vanguarda, o romantismo se projeta no futuro, é ruptura, conflito com opresente. E a escrita fragmentária está a serviço dessa mudança, de uma nova estrutura de pensamento, que entra em choque com seus leitores. Leitores que viviam naquele presente, que ainda nãoestavam preparados, e é justamente esse o conflito típico da vanguarda. Os românticos queriam construir uma nova forma de pensar, e, por conseguinte, novos leitores – não apenas leitores que pudessemapreender tendências futuras, mas que também escrevessem junto com eles. Seus leitores ainda não existiam – poderiam vir a ser, nesse futuro projetado, depois de afetados pelos textos e de construírem seusentido.
A forma fragmentária estava a serviço desse caráter reflexivo do romantismo. O artista colocava o seu próprio trabalho, o fazer em si, em pauta, fazendo “poesia da poesia” (Schlegel),convocando o leitor a reflexão. A incompreensão dos escritos românticos advinha, sobretudo, dessa exigência sobre os leitores. As obras chamavam os leitores a participar, algo por si só novo, e ainda de algoque eles desconheciam.
A escolha pelo fragmento também expõe outra questão essencial ao romantismo. O fragmento, enquanto forma não convencional, contribui ao questionamento sobre a expectativa deperfeição e totalidade sobre a arte em geral. Os românticos constroem uma outra relação com a ideia de completude. A falta, o inacabado, a incompreensão, passam a ser parte essencial do ideal de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantismo Alemão
  • Fernando Pessoa e o Romantismo Alemão
  • A Aventura de Niesztche pelo Romantismo Alemao
  • Alemão
  • Alemão
  • alemão
  • alemao
  • Alemao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!