Romantismo - acadêmico de letras

Páginas: 12 (2995 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO
União das Escolas Superiores da funeso – UNESF
Centro de Humanidades – CH

Romantismo

Olinda/2012
Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO
União das Escolas Superiores da funeso – UNESF
Centro de Humanidades – CH

Romantismo

Trabalho para ser entregue ao professor José Carlos da disciplina Literatura Brasileira pelo aluno RaphaelC. Camboim do 4º período de Letras/Inglês - Noite.

Olinda/2012
Sumário

Introdução: Contexto Histórico e Conceito de Romantismo 04
As Diversas Formas de Expressão do Romantismo 05
Artes Plásticas 05
Literatura 05
Música 06
Teatro 06
O Romantismo no Brasil 07
A Literatura Romântica no Brasil 07
A Música Romântica no Brasil10
Considerações Finais 12
Referências Bibliográficas 13

Introdução
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhumoutro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
As características principais deste período são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.
Otermo romântico refere-se ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.
O culto à natureza e à imaginação já havia começado com os escoceses no século XIII, quando surgiram as primeiras histórias de cavaleiros e donzelas, em verso. Nessa época, as narrativas eram chamadas de romance, palavra que deriva do advérbiolatino romanice[nota 1], que significa "na língua de Roma".[3]
A origem do que viria a ser conhecido como "Romantismo", no entanto, fora plantada no século XVII, quando o "espírito clássico" começaria a ser contestado na Grã-Bretanha.[nota 2]
O Romantismo surgiu na Europa em uma época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam sistemas de governo despóticos e surgia oliberalismo político (não confundir com o liberalismo econômico do Século XX). No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras. A Revolução Francesa é o clímax desse século de oposição.
Alguns autores neoclássicos já nutriam um sentimento mais tarde dito romântico antes de seu nascimento de fato, sendo assim chamados pré-românticos. Nesta classificaçãoencaixam-se Francisco Goya e Bocage.
O Romantismo surge inicialmente naquela que futuramente seria a Alemanha e na Inglaterra. Na Alemanha, o Romantismo, teria, inclusive, fundamental importância na unificação germânica com o movimento Sturm und Drang.
O Romantismo viria a se manifestar de forma bastante variada nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a música (embora ele só venha a semanifestar realmente aqui mais tarde do que em outras artes). À medida que a escola foi sendo explorada, foram surgindo críticos à sua demasiada idealização da realidade. Destes críticos surgiu o movimento que daria forma ao Realismo.
No Brasil, o romantismo coincidiu com a Independência política do Brasil em 1822, com o Primeiro reinado, com a guerra do Paraguai e com a campanha abolicionista.As Diversas Formas de Expressão do Romantismo

Artes Plásticas
O Romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Letras- romantismo
  • Ensaio academico letras
  • Acadêmico do curso de Letras
  • TCC Romantismo A Moreninha 6 Semestre Letras
  • Romantismo
  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!