Romanos e a justificação pela fé

Páginas: 9 (2188 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
Introdução

A doutrina da justificação pela fé é uma das principais doutrinas existentes nas Sagradas Escrituras, se não for a mais importante. Sua importância é tal que vários homens de Deus na historia se referiam a ela da seguinte maneira.

“O tema principal do qual fluem todas as doutrinas” (Martinho Lutero)
“O principal ponto de apoio sobre o qual se articula a religião [...]interpretamos a justificação simplesmente comoa aceitação pela qual Deus nos recebe em seu favor como homens justos e, dizemos que ela consiste na remissão dos pecados e na imputação da justiça de Cristo” (João Calvino – institutas 3.11.1).
“um ato de Deus pelo qual ele declara os pecadores justos somente pela graça, somente por meio da Fé, somente por causa de Cristo” (James Montgomey Boyce).
“oarticulus stantis et cadentis ecclesiae  – o artigo pelo qual a igreja se sustenta ou cai” (Reformadores Protestantes)
A reforma protestante ficou conhecida pelos cincos “Solas” (Sola Scriptura: somente a Escritura; Sola Gratia: Somente a Graça; Sola Fide: Somente a fé; Solus Chistus: Somente Cristo; Soli Deo Gloria: Somente glorias a Deus.).
Os pensadores da reforma apregoam e defendente ajustificação do homem pela Fé.
Sole Fide: O homem só pode ser justificado pela Fé, sem qualquer interferência ou necessidade de boas obras, contudo podemos notar que na teologia protestante clássica, a fé salvadora é sempre evidenciada, mas não determinada pelas boa obras. Alguns protestantes veem esta doutrina como sendo o resumo da formula “fé produz justificação e boas obras”. Martinho Lutero usoua expressão simul Justus et peccator “ao mesmo tempo, justo e pecador”. A justificação é uma obra de Deus através dos meios da graça. A fé é a justiça de Deus, que é derramada pela Graça de Deus, por meio de Jesus Cristo.
Podemos observar que os outros princípios da reforma estão relacionados à doutrina da justificação. Observemos
Sola Scriptura: Somente a escritura revela o meio, a fonte, ofundamento desta doutrina. O adjetivo (sola) e o substantivo (scriptura) estão no caso ablativo em vez do caso nominativo para indicar que a Bíblia não está sozinha longe de Deus, mas, sim, que é o instrumento de Deus pelo qual ele se revela para a salvação pela fé em Cristo. Como em Mateus 4:4 Jesus respondeu: As Escrituras Sagradas afirmam: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo queDeus diz”.
Solus Christus: É o ensinamento de que Cristo é o único mediador entre Deus e humanidade, 1º Timóteo 2:5 Pois Existe um só Deus e uma si pessoa que une Deus com os seres humanos o ser humano Cristo Jesus. Não há salvação através de nenhum outro (por isso, a frase é mostrada às vezes em caso ablativo (Cristo somente/sozinho) o que significa que a salvação é “somente por Cristo”). JesusCristo é o fundamento sobre qual esta justificação esta alicerçada.
Sola Gratia: Ensinamento de que a salvação em por graça divina ou “favor imerecido” apenas, e não algo como merecido pelo pecador. Isto significa que a salvação é dom imerecido de Deus Por causa de Jesus, a graça é a fonte da justificação de Deus.
Soli Deo Gloria: É o ensinamento de que toda a glória é devida somente a Deus,pois a Salvação é realizada unicamente através da sua vontade e ação. Deus é glorificado por essa doutrina.



 Justificação é um conceito teológico presente no cristianismo que trata da condição do ser humano em relação à justiça de Deus.
A "Justificação pela fé", também conhecida como sola fide, é um dos conceitos basilares do luteranismo e de todas as denominações cristãs que advém daReforma Protestante. Pode-se dizer que esse conceito religioso foi um dos catalisadores da Reforma. Lutero inspirou-se na afirmação do apóstolo  Paulo de que "o justo viverá pela fé" (Romanos 1:17 Pois o Evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim . como dizem as Escrituras Sagradas: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.”),Para Berkhof Lutero foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Justificação da Fé
  • Justificação pela fé
  • Justificação pela fé X Justificação pela graça
  • A justificação é pela fé e não por obras
  • justificação
  • justificacao
  • A justificacao
  • O que é Fé

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!