Romanismo, Germanismo e Cristianismo nos Séculos V- VI

Páginas: 7 (1679 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
RESENHA

Romanismo, Germanismo e Cristianismo nos Séculos V- VI
(Programas de Estudos medievais)
Maria Sonsoles Guerras


O texto proposto analisa os acontecimentos de três componentes que estão interligados em demasia nos séculos V e VI, o Romanismo, Germanismo e Cristianismo que em certa época entram em grandes conflitos resultando em muitas mortes, e em outras se fundem em suasculturas, políticas, religiões, etc. Achei interessante esse desfecho, a diferença que no final do século IV o que era intolerável, anos mais tarde não é tanto assim, claro que, povos mudaram de direção, se converteram ou entraram em acordo, mas houve essa mudança, essa fusão.
Em relação ao século IV, que foi marcado pela tentativa de Roma voltar a ser um Estado forte, Diocleciano e Constantinotentaram fazer da mesma um império unido, e transformando um governo político liberal para um estado absoluto, fiscalista e burocrático. A própria poesia citada no texto trazia esse sentimento de retorno de grandeza de Roma. Como já conhecemos a história, isso foi em vão, porque no final desse mesmo século, Teodósio (378- 395), agora imperador de Roma, toma atitudes bem radicais, que tiveram umagrande importância para que Roma caísse.
Diante dos conflitos, as invasões dos Germanos aos territórios Romanos, e com o enfraquecimento do exército romano, Teodósio toma uma decisão, decide se aliar aos godos, na forma de um acordo. A situação de Roma era complicada, ela precisava de proteção, sem o mesmo poder militar que tinha antes, Roma estava fragilizada, foi aí que Teodósio resolveu concederum pedaço de terra aos godos impondo-lhes uma única coisa, a obrigação de milícia, nem comida precisavam arrumar Roma já lhes daria. Teodósio foi ousado na sua decisão de colocar seus inimigos bem mais que perto de seu território, essa foi à primeira decisão impactante de Teodósio, e certamente teriam suas conseguencias.
A Igreja já tinha uma forte presença na evangelização no império nessetempo, e Teodósio sendo de uma família muito católica declara que a religião oficial de Roma seria o Cristianismo (edito de Tessalônica), e ainda não satisfeito, proibiu toda e qualquer prática pagã em seu reino, tornando-as ilegais. Como já dizia no inicio, Teodósio era radical.
Roma vivia sua pior fase desde então, não sendo mais um império unido, sem força militar e política, seus chefes nosexércitos agora eram na maioria germanos, em meio a invasões, usurpações interiores, Teodósio teve muitos problemas para se preocupar. E perto de sua morte veio a decisão de dividir o império de Roma, Teodósio decidiu repartir o império entre seus dois filhos, tornando o reino mais vulnerável e frágil, acredito eu.
O declínio de Roma veio rápido após a morte de Teodósio, com golpes de estado, intrigas,e a figura do imperador caindo em desprestígio, esse é o caminho do fim de Roma, tão poderosa Roma em outrora agora sem forças.
Como já vinha acontecendo há algum tempo, e agora com mais força, os Germanos começam a invadir o território de Roma, isso porque eles precisavam de terra, pois eram nômades. Esses são conhecidos também como bárbaros, que viviam da agricultura, e como o apelido já diz,eram muito violentos, cruéis, sanguinários e fascinados pela guerra. Considerados pagãos, prestavam cultos a vários deuses, Odim e Thor eram alguns desses.
Como comentei anteriormente, eles tinham feito acordos com Roma (estatuto de federados), vários povos germanos, com esse acordo tinham direito a pedaços de terras dentro de Roma, e em troca davam proteção aos mesmos. Mas isso não durou pormuito tempo, é claro, creio eu que os germanos não eram um povo muito confiável, assim como os Romanos também não. Achei interessante que o autor descreve a trajetória das invasões dos germanos citando muitos conflitos entre as tribos, os Burgundios, por exemplo, foram devastados pelos francos, que tinham um fortíssimo exército, Porém, não existiam dentro da tribo muitas traições, usurpações,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Teatro Ateniense nos século VI e V a.C
  • I.T.Q- pastoral urbana- A ocupação do império no decorrer dos séculos V e VI
  • O Cristianismo através dos séculos
  • O Cristianismo no Século XXI
  • Pim v e vi
  • PIM V E Vi Cleyson
  • Maias capitulo V e VI
  • pim v e vi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!