Romance de Qincas Borba

3467 palavras 14 páginas
Introdução

Em linhas gerais, pode-se dizer que o romance Quincas Borba (1891) conta a história de Rubião, um matuto que recebe uma grande herança, sai do interior para a corte do Rio de Janeiro e lá é enganado por todos. Perde sua herança e morre sem nenhuma sanidade. Seguindo os padrões machadianos, Quincas Borba também apresenta o tradicional triângulo amoroso: Sofia e Cristiano Palha (o casal) e Rubião (a vítima). O romance é narrado em 3º pessoa.

Dados sobre a obra
Autor: é um romance escrito por Machado de Assis
Titulo da obra: Quincas Borba
Editora: Valer
Edição: 3° edição
Ano: 1891

As personagens
Protagonista:
Rubião: Sujeito ingênuo, protagonista da história. Queria integrar-se a altas sociedades, se animava facilmente.
Antagonista:
Cristiano de Almeida Palha: Capitalista e infiel amigo de Rubião, quer explorar as riquezas herdadas de Rubião.
Sofia: Mulher de Cristiano, se une com o marido a fim de explorar Rubião. È por ela quem Rubião se encanta e acaba sendo iludido
Secundários:
Maria da Piedade: irmã viúva de Rubião, na qual chama a atenção de Joaquim Borba dos Santos. Recusa a declaração do mesmo e acaba falecendo.
Joaquim Borba dos Santos: Conhecido como Quincas Borba, filósofo, tinha um cachorro com o mesmo apelido “Quincas Borba”. Quincas Borba herdara de um tio uma fortuna, que mais adiante é passada a Rubião.
Maria Benedita: Prima de Sofia que acaba se casando com Carlos Maria, homem por quem Sofia se encanta.
Carlos Maria: Chamado de rival por Rubião, ele conquista o coração de Sofia, com seu típico modo galanteador. Ao final das contas, Carlos Maria casa-se com Maria Benedita, prima de Sofia.
Camacho: Advogado e falso Jornalista, aproveita a ingenuidade de Rubião para levar a assuntos políticos.
Quincas Borba, o cachorro: de meio tamanho, pêlo cor de chumbo, malhado de preto, era cachorro de Joaquim Borba de Santos, também Quincas Borba. O dono dera ao cachorro esse

Relacionados

  • Quincas Borbas
    2145 palavras | 9 páginas