Roma civilização antiga

Páginas: 3 (537 palavras) Publicado: 1 de abril de 2013
Roma
A sociedade romana se baseava numa organização social desigual, assim como muitas sociedades de civilizações antigas. Esta sociedade era estática, pois possuía pouca mobilidade social. Porém,no longo prazo, algumas camadas conquistaram direitos.
A sociedade romana era dividida em cinco grupos sociais distintos:
- Patrícios: descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, ospatrícios eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos públicos. Considerados cidadãos romanos, possuíam muita riqueza e escravos. Compunham a minoria da população.
- Plebeus: formavam amaioria da sociedade romana. A Plebe era composta basicamente por pequenos comerciantes, artesãos e outros trabalhadores livres. Possuíam poucos direitos políticos e de participação na vida religiosa.
-Clientes: embora livres, os clientes viviam "presos" aos patrícios, pois possuíam uma forte relação de dependência. Esta classe era formada basicamente por estrangeiros e refugiados pobres. Tinhamapoio econômico e jurídico dos patrícios, porém lhes deviam ajuda em trabalhos e questões militares.
- Escravos: camada sem nenhum direito social em Roma. Os escravos eram, em sua grande maioria, presosde guerra. Eram vendidos como mercadorias para patrícios e plebeus e não recebiam pagamentos pelo trabalho, mas apenas comida e roupas. Executavam tarefas pesadas e também serviam como serviçaisdomésticos.

As corporações de oficio começaram a partir do século 12, cada corporação agregava pessoas que exerciam o mesmo ofício. Eram elas as responsáveis por determinar preços, qualidade,quantidades da produção, lucro, o aprendizado e a hierarquia de trabalho
Todos aqueles que desejavam entrar na corporação deveriam ser aceitos para a função de aprendiz, não renumerado, mas sustentado pelomestre
As Corporações de Ofício basicamente eram compostas de três classes: os mestres, os jornaleiros (que recebem por dia trabalhado, por diária, por jornada) também chamados de companheiros, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Roma Antiga
  • Roma antiga
  • Roma antiga
  • Roma ANTIGA
  • A Roma Antiga
  • Roma Antiga
  • Roma antiga
  • Roma antiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!