Rolezinho

Páginas: 2 (294 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Vivemos numa sociedade onde, felizmente para alguns e infelizmente para outros, há convenções sociais sobre comportamento. Isso não há como ser negado. Vivemos sob uma ditadura deregras em nosso dia-a-dia. Mas, como para tudo em nossas vidas, há um motivo para isso.
Nos últimos dois meses um fenômeno vem ocorrendo (no) Brasil. Denominado "rolezinho"(,)trata-se de grupos de centenas de jovens adolescentes que se vestem de forma parecida, entram em shoppings centers ouvindo funk e passeando e(,) que assim(,) acabam chamando a atenção detodos nos centros comerciais por não ser um comportamento comum aos que vão aos shoppings. Essa atitude teve início na cidade de São Paulo e(,) através de redes sociais(,) acabou seestendendo a outras cidades do país.
O debate que vem sendo levantado é que, esses jovens, advindos das zonas periféricas das cidades e em sua maioria negros, despertam medo einsegurança entre os lojistas e clientes que frequentam os centros comerciais. Isso por causa de um (pré) conceito - que já atravessou séculos e está arraigado em nossa sociedade - demarginalização daqueles que não estão incluídos na pequena "elite" financeira, hoje frequentadora de shoppings centers. 
Então cabe realmente a essa "elite" decidir quem frequenta ambientespúblicos e quem não deve frequentar? Se assim fosse, shoppings não estariam abertos a todos e iríamos regredir, voltando a um dos primeiros modelos de sociedade existente, onde negros epessoas de baixa renda não frequentavam lugares onde os "ricos" estariam.
Não precisamos assumir um lado. O que deve ser repensado é o por que da criação de templos de consumoelitizados, onde habitantes da periferia não são vistos com bons olhos. E que sociedade é essa em que vivemos, onde a classe trabalhadora é discriminada em detrimento da classe alta.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rolezinhos
  • Rolezinhos
  • Rolezinho
  • "Rolezinho"
  • Os ROLEZINHOS
  • Rolezinhos
  • Rolezinhos
  • ROLEZINHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!