"Rolezinho"

Páginas: 7 (1595 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Rolezinho de protesto se espalha, mas não atrai movimento original
Antropóloga afirma que é necessário separar a motivação dos jovens das ideias de ativistas. Adolescentes querem pertencer à sociedade de consumo e não questioná-la.
A reação da administração de shopping centers aos rolezinhos - encontros em grande número de jovens da periferia em São Paulo - começa a inspirar novas formas deprotestos. Mas desta vez, fora das ruas e dentro dos centros comerciais.
Rolés de protesto foram marcados para as próximas semanas em São Paulo e em diversas capitais do Brasil, em manifestação contra o que chamam de segregação social e racial feita pelos estabelecimentos, para proibir os encontros em massa de adolescentes.
Sem discurso político ou interesse partidário, adolescentes paulistas, poroutro lado, continuam a marcar eventos para "curtir e zoar" em shoppings periféricos, mesmo antevendo problemas.

"Eu quero organizar esse evento para apenas juntar a galera, se conhecer e fazer novas amizades, não quero promover arrastão ou briga... não tô fazendo esse evento para atrasar lado de ninguém", diz uma mensagem de Guilherme Freitas na página do rolé que ele convoca no shoppingAricanduva, no dia 1º de fevereiro.
Caique Ramos, de 15 anos, mora em Limoeiro e convocou um rolezinho para jovens no shopping center Penha no final de dezembro. O evento dele está marcado para o dia 8 de fevereiro e tem pouco mais de 70 confirmados. Mas ele diz estar "com medo de confusão".

Netinho de Paula: Shoppings precisam entender 'pureza' dos rolezinhos
Pelo mundo: Rolezinhos são realidadehá anos em shoppings dos EUA
Comportamento: Rolezinho no shopping "é para pegar mulher”
Desconfiado, ele diz que marcou o encontro para "conhecer pessoas novas" e adicionou o pedido "sem roubo" depois de ficar sabendo dos acontecimentos no shopping Itaquera, onde alguns lojistas se queixaram de furtos durante um evento.
"Pensei (em cancelar o rolezinho), mas vou continuar. Se ficar muitoarriscado, eu paro", disse à BBC Brasil.

Para 'zoar'
Rolezinhos acontecem, com outros nomes e formatos, há cerca de dez anos em todo o Brasil, segundo especialistas. Organizados pelas redes sociais - Orkut e em seguida Facebook - eles reúnem adolescentes para paquerar, cantar, consumir roupas e acessórios de marca.
Em dezembro de 2013, no entanto, um rolezinho marcado no shopping Itaquera, na zonaleste de São Paulo, reuniu cerca de 6 mil pessoas e causou pânico entre lojistas e consumidores. Pelo menos três furtos foram registrados.
A partir daí, outros eventos semelhantes foram reprimidos por administrações de centros comerciais com ação policial e shoppings conseguiram liminares proibindo a entrada de menores para encontros.
A reação gerou debate nas redes sociais e em diversossetores da sociedade. Alguns classificam os jovens de "baderneiros" e defendem o controle dos eventos. Outros afirmam que a situação reflete e exemplifica a segregação racial e social dentro da sociedade brasileira.
Em meio à "febre" de rolezinhos de protesto pelo país, adolescentes de bairros periféricos de São Paulo continuam marcando seus eventos sem apelo de manifestação - com a promessa depaqueras e muito funk. Mas nos comentários, adolescentes já se referem ao medo da ação policial e pedem encontros "na disciplina" e "sem roubo".

'Solidariedade'
A reação aos rolezinhos tem sido comparada a uma nova onda de protestos, ecoando as manifestações de junho no país. Desde o último evento no shopping Itaquera, no dia 11 de janeiro, - que teve intervenção policial com balas de borracha e gáslacrimogêneo - outros rolés foram marcados para os próximos dias em pelo menos nove capitais.
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de São Paulo também organizou, juntamente com outros grupos, dois rolés simultâneos em shoppings da Zona Sul paulista, que não aconteceram porque os estabelecimentos fecharam as portas mais cedo. O Uneafro, movimento que reúne cursos comunitários, também fará um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rolezinhos
  • Rolezinhos
  • Rolezinho
  • Os ROLEZINHOS
  • Rolezinhos
  • Rolezinhos
  • ROLEZINHO
  • ROLEZINHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!