rolezinh

338 palavras 2 páginas
Para alguns, significa passear, dar uma volta, andar por ai sem preocupação nem compromisso, para outros, uma manifestação politica, voltada para lutas de classes e de opiniões. O rolezinho vem gerando debates por todo o Brasil: até onde vai a liberdade de alguém no mundo capitalista?
Os rolês já estiveram em evidência desde antes dessa visibilidade tremenda na mídia, o estopim maior foram as manifestações de Junho de 2013 que surgiram com o Movimento Passe Livre, cuja pretensão era dar um ''rolê'' sem a catraca como impedimento. Mas muito antes disso, as pessoas circulavam pelas ruas, pelas vizinhanças, com os amigos e com os familiares, até a chegada do asfalto e dos carros que impossibilitou a facilidade disto. Ou seja, a modernidade possibilita que atos como o lazer - que faz total diferença na vida do ser humano - sejam comercializados, e que shoppings virem as ruas da nova geração, porem comercializados e segregados. O shopping não é um ambiente público, mas há a circulação de pessoas e com isto, não deve haver o impedimento de pessoas pela aparência, cor, sexo, e etc, há a liberdade de ir e vir.
O que vem gerando transtornos ao redor do rolezinho, segundo a mídia, é o aglomerado de pessoas, em ambientes fechados e sem aviso prévio, no país que vivemos isso gera o caos e o desentendimento da população. De jeito nenhum, os 'rolezinhos' devem ser entendidos como movimentos de esquerda e por isso 'invadem' ambientes de direita como shoppings de classe alta, os integrantes do rolezinho escutam o funk ostentação, usam roupas de marca e fazem esse movimento apenas com a intenção de socializar, de fazer parte de um mundo que a sociedade não os deixa pertencer.
Há a possibilidade dos rolezinhos acontecerem quando o pensamento da sociedade a respeito desse jovens mudar, esse é um processo longo que demorará para ser conquistado.

Relacionados

  • bombeiros
    48098 palavras | 193 páginas