Role Play Caso Criméia

Páginas: 12 (2850 palavras) Publicado: 23 de junho de 2015
Contextualização histórica
A República da Criméia, localizada em uma península pertencente à Ucrânia, foi colonizada por tártaros (povo vindo da Sibéria) e mongóis em meados de 1223, e por volta de 1777, foi conquistada pelos russos.  Ao longo da história, ocorreram  migrações  de diversos povos, como os turcos e os búlgaros, deixando assim,  o mapa etnográfico da região bastantediversificado.  O processo de formação desse povo continuou durante aproximadamente 500 anos, possibilitando com que a Criméia ganhasse uma  grande variedade de culturas e religiões, e que tal diversidade, pode ser representada em seus monumentos islâmicos, cristãos e judaicos.
Em meados de 1921, logo depois no início da Primeira Guerra Mundial, a Criméia, que por questões culturais, histórias e militares,anexou-se à República Socialista Soviética Russa (RSSR).  Por volta de 1945, em meio a uma crise mundial acarretada pela Segunda Guerra, o então ditador Stalin, expulsou as pessoas que tinham origem tártara da Criméia, deixando apenas os russos no local. Nove anos depois, em uma atitude de amizade, o então líder da União Soviética, Nikita Kruscheva, transferiu o território da Criméia para a Ucrânia.  Comtal gesto, Kruscheva acabou devolvendo a autonomia que o país havia perdido na época de Josef Stalin.
A península da Criméia é historicamente um território em disputa.  Logo após ter reconquistado sua autonomia,  movimentos separatistas que queriam ver a Criméia pertencente a Rússia foram crescendo.  A situação só não piorou, porque a Ucrânia conseguiu minimizar os anseios separatistas.Atualmente, o país detém três grandes portos da marinha Russa, e é localizada estrategicamente para a saída dos navios russos para os mares Negro e Mediterrâneo.  A disputa entre Ucrânia e a Rússia por esta península é  uma a questão estratégica e também histórica.
Hoje, a grande parte da população da Criméia é de origem russa, contanto também com 24,4 % de ucranianos e 12,2% de pessoas com origem tártara.A economia está muito ligada com a Ucrânia, haja vista que não existe uma infra-estrutura que liga a Rússia e a Criméia, impossibilitando assim, um desenvolvimento econômico em curto prazo entre as regiões. Com essa dificuldade, a Ucrânia pode levar uma grande vantagem na nova formação geopolítica da região.



Conceito de Povo

Naturalmente, o homem associa-se a outros indivíduos para condiçãoessencial a sua vida. Além de construir uma identidade natural, que por meio dela se aproxima de outros homens por afinidade, dando origem aos agrupamentos humanos que é a forma mais primitiva de povo.
Esses agrupamentos possibilitam ao homem os meios necessários para satisfazer suas necessidades e desenvolver seu potencial no campo intelectual, moral e técnico. Esses meios vão além de recursosmateriais, os indivíduos necessitam de cooperação mútua e convivência para se atingir os fins de sua existência. (FRIEDE, 2013).
Muitos confundem o significado de povo com população, pelo indiscriminado uso da palavra. População é a quantidade demográfica de pessoas em determinado território. Povo é originário do latim “pupulo/populi”, que significa um conjunto de indivíduos que possui algumvínculo ou laço em comum, como a língua, religião e ou elementos culturais - sociologicamente falando.
Povo no sentido jurídico é o conjunto de seus nacionais, ou seja, é como o ordenamento jurídico estabelece para identificar o seu povo, que se da por meio da nacionalidade. Esse é o elemento basilar e originário para a formação do Estado, pois o poder do Estado advém de seu povo. Portanto, umindivíduo pode pertencer ao povo de determinado Estado sem residir nele.
Atualmente, não existem normas jurídicas internacionais que definam de forma uniforme a relação jurídica do Estado e seus nacionais, sendo realizado de forma autônoma por cada um. Por conseguinte, diversas são as pessoas que acabam tendo dupla-nacionalidade, ou pior, tornam-se apátridas, devido ao conflito dos critérios adotados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sand Play
  • roles
  • crimeia
  • Crimeia
  • crimeia
  • Crimeia
  • Crimeia
  • crimeia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!