Rogelio Salmona_ arquitetura vernacular

1576 palavras 7 páginas
“La arquitectura es uma manera de ver el mundo y transformalo. Entiendo la arquitectura como uma sínteses inteligente de vivencias, de lecturas y pasiones, de puñados, de nostalgias. La arquitectura transforma la natureza y la ciudad, la moldea, es el pálpito del lugar y lugar de encuentro entre la claridade y la magia.
Por ello, la arquitectura es la suma de conocimiento de uma de las atividades más importantes del hombre, pero, al mismo tempo, la más humana de las atividades artísticas”.

Rogelio Salmona

Rogelio Salmona | Paris 1927 _ Bogotá 2007

Breve currículo_
Duas vezes finalista do Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana
Cinco vezes premiado nas Bienais de Arquitetura Colombiana
Prêmio Tallerde América, Medalha de Mérito Cultural
Prêmio da Fundação Príncipe Clauss de Holanda
Prêmio da II Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Engenharia Civil

| metade espanhol e metade francês |

Há quem diga que “É um acidente geográfico a localização de seu lugar natal, assim como o canto da América do Sul que, através de uma longa e complexa série de circunstancias externas a ele mesmo, lhe tocou por sorte como cenário de seu trabalho profissional. Salmona seria um destacado arquiteto em qualquer outra região do mundo, exceto aquelas nas quais, por antipatia anímica ou política não toleraria viver”
Em 1947 ingressou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional e conheceu Le Corbusier que veio realizar o Plano Diretor de Bogotá.
Depois disso, cursou sociologia da arte em Paris
Após seu regresso, em 1958, deu aulas de história e em seguida de desenho na Universidade dos Andes

Mnemosine |

Mnemosine é a deusa grega clássica da memória e a mãe de todas as musas. A memoria permeia a arquitetura altamente evocadora de Salmona,, sua arquitetura experimenta e recorda de lugares e edifícios

Relacionados