Roeli Compensa O Aula 4

647 palavras 3 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONAL – PROFESSORA ROELÍ N. PAULUCCI

DISCIPLINA – GESTÃO E CONTROLE DE EFLUENTES LÍQUIDOS – LISTA 2

NOME: ___________________________________________________________Nº __________

1 - Relacione poluição pontual em mananciais e poluição difusa;
R:Os poluentes são introduzidos no meio ambiente através de fontes,podem ser classificadas em pontuais ou difusas,As cargas pontuais são introduzidas através de lançamentos individualizados como o que ocorre no lançamento de esgotos Sanitários ou de efluentes industriais. Cargas pontuais são facilmente identificados e, portanto, seu controle é mais eficiente e mais rápido.
Já as cargas difusas são assim chamadas por não terem um ponto de lançamento específico ou por não advirem de um ponto preciso de geração, tornando-se assim de difícil controle e identificação.
Exemplos de cargas difusas: a infiltração de agrotóxicos no solo proveniente de campos agrícolas, o aporte de nutrientes em córregos e rios através da drenagem urbana.

2 - Qual a importância do monitoramento da qualidade da águas para indústrias e no setor agrícola?
R: Reconhece-se cada vez mais a crescente falta de água para irrigação e outros usos, os modelos tecnológicos propostos devem considerar um rigoroso equilíbrio entre produção agrícola e preservação dos recursos naturais. O desenvolvimento atual da irrigação depende de procedimentos tecnológicos e econômicos para otimizar o uso da água, melhorar a eficiência de aplicação, proporcionar ganhos de produtividade baseados na resposta da cultura à aplicação de água e outros insumos, sem que comprometa a impossibilidade e a qualidade do recurso.O manejo adequado da água pode conduzir a excelentes resultados na produção de alimentos, porém seu mau uso provoca regeneração do meio físico natural. Sem o controle e a administração adequados e confiáveis, não será possível uma agricultura sustentável.

3 - Controlar a qualidade da água em pontos de redes de distribuição é importante

Relacionados