Rodolpho Xavier Negro Fl Neur E Memorialista

2369 palavras 10 páginas
Rodolpho Xavier: negro, flâneur e memorialista

Rodolpho Xavier nasceu em Pelotas – RS, em 10/05/1874, filho de escravos. Aos dez anos de idade concluiu o curso de alfabetização masculina, promovido pela Bibliotheca Pública Pelotense, juntamente com seu irmão Antônio Baobab. Posteriormente, iria referir-se a esse como seu grande mestre, não apenas em relação às letras, mas também como exemplo de um negro (ex-escravo) que conquistou espaços negados a indivíduos dessa condição, como líder operário e intelectual. Dentre os diversos ensinamentos recebidos de seu irmão, Rodolpho aprendeu também o ofício de chapeleiro.

Antes de se estabilizar, efetivamente, como pedreiro, exerceu, ainda, diversas outras profissões, tais como: vassoureiro, colchoeiro e maleiro, todas abandonadas pela dificuldade de obter serviços em uma época de capitalismo incipiente. Esse tipo de dificuldade agravava-se, ainda mais, em virtude da sua condição de individuo negro, desqualificado pelo estigma de inferioridade aplicado aos escravos e seus descendentes, que viria a caracterizar o trabalhador daquele sistema emergente, impondo-lhes, principalmente aos afro-descendentes, uma extrema dificuldade de ajustamento social.

Em 1907, um grupo de operários negros fundou, na cidade de Pelotas, o jornal A Alvorada. Segundo seus fundadores, o periódico obedecia a um programa proposto a lutar contra essa discriminação étnica e se posicionar em defesa do operariado.

Já em 1908, Rodolpho aparecia como um dos articulistas; em seus escritos apresentava temas como: política, religião, tradições e costumes e economia, mas exibia, principalmente, abordagens referentes ao preconceito étnico e à organização da classe operária pelotense, que prevaleceram como centrais pelo menos até 1957, último ano que compõe o acervo do A Alvorada na Bibliotheca Pública Pelotense.

Assim, minha idéia inicial de desenvolver este artigo utilizando-me do material que transcrevi do A Alvorada - até então trabalhado com o enfoque

Relacionados