rodolfo002

3832 palavras 16 páginas
TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO

CULTURA DO ABACAXI

EXIGÊNCIA EDAFOCLIMÁTICAS

Clima

O abacaxizeiro apresenta ótimo desenvolvimento vegetativo e qualidade de fruto em regiões onde apresenta temperaturas na faixa de 22ºC a 32˚C, e com amplitude térmica diária entre 8 a 14˚C. A insolação anual ótima é de 2.500 a 3.000 horas, correspondendo a uma insolação (sem encobrimento por nuvens) de 6,8 a 8,2 horas diárias. A cultura não tolera sombreamento, portanto a escolha do local a ser plantado e plantio consorciado com outras culturas deve ser cuidadosamente planejada. Precipitações anuais entre 1200 mm a 1500 mm bem distribuídas são adequadas para a cultura. Quanto à umidade relativa do ar, regiões com média anual de 70% ou superior são desejáveis, mas a planta suporta bem variações moderadas deste fator climático.

Solos

O abacaxizeiro é muito sensível ao encharcamento do solo, que pode prejudicar o seu crescimento e a produção. Portanto, boas condições de aeração e de drenagem do solo são requisitos básicos para o seu cultivo. Deverá ser preferencialmente solos de textura areno-argilosa ou arenosa, bem drenado, totalmente destorroado, topografia plana ou de pequena declividade.

É considerada uma planta bem adaptada aos solos ácidos, sendo a faixa de pH de 4,5 a 5,5 a mais recomendada para o seu cultivo, porém exigente em nutrientes, resultando na quase obrigatoriedade da prática de adubação para os plantios com fins econômicos.

VARIEDADES
A recomendação de cultivar depende, principalmente, do destino que se dará à produção. Predomina no Brasil os cultivares dos grupos Cayenne (Smooth Cayenne – indústria e in natura) e Pernambuco (Pérola e Jupi - in natura).
Dupla finalidade - Smooth Cayenne é o cultivar mais plantado no mundo, correspondendo a 70% da produção mundial, conhecida também por abacaxi havaiano. É adequado para industrialização e consumo in natura. É uma planta robusta, de porte semi-ereto e as folhas não apresentam espinho, o que

Relacionados