RODA GRIÔ: TRADIÇÃO REPASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

1701 palavras 7 páginas
RODA GRIÔ: TRADIÇÃO REPASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO Natalia Coelho Silva
Graduanda em geografia da universidade estadual do Piauí-UESPI

RESUMO
A roda griô é uma das maneiras mais eficientes de transmitir a tradição para futuras gerações através apenas da oralidade, sendo também uma maneira de união através de um objetivo em comum, a discussão sobre costume e crenças, o uso dos objetos relacionais na roda griô torna essa atividade mais dinâmica e prazerosa. Este artigo vai relatar sobre a roda griô ocorrida entre idosos na vila do ancião e graduandos de geografia do bloco I da UESPI, expondo assim as experiências trocadas e lições aprendidas.
Palavras-chaves: roda griô, idosos, troca de experiências, tradição.

ABSTRACT
The griot wheel is one of the most efficient ways to forward the tradition for future generations through the oral tradition only, and also a way to unity through a common goal, the discussion about custom and beliefs, the use of relational objects in the griot wheel makes this more dynamic and enjoyable activity. This article will report on the griot wheel occurred among the elderly in the village elder and the undergraduate geography of block I UEPSI, thereby exposing exchanged experiences and lessons learned.
Key-words:
griot wheel, elderly, exchange of experience, tradition.
O QUE É RODA GRIÔ? O termo griô refere-se a todo cidadão que seja herdeiro dos saberes e tradições de uma comunidade, na qual transmitindo-os oralmente aos cidadãos troa-se um elo entre o passado e o presente, cabe a ele a tarefa de repassar a sua tradição para as gerações mais novas, assim também orientando-os e garantindo e garantindo a identidade de seu povo. Esse termo teve origem na colonização, a África teve ma parte de seus países colonizados pela França, em francês griot se refere aos transmissores da tradição oral, verdadeiros monitores d cultura desses povos, figuras de respeito e ordem, griot acabou sendo adaptado para o português, passando a ser

Relacionados

  • turismo de base comunitária
    176244 palavras | 705 páginas
  • cultura negra
    51473 palavras | 206 páginas
  • Anais Abemcongresso 2010 Parte2
    397825 palavras | 1592 páginas