Rococó

Páginas: 3 (578 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
ROCOCÓ
INTRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS

O rococó é um estilo que se desenvolveu no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715, após a morte de Luís XIV. Tambémconhecido como "estilo regência", reflete o comportamento da elite francesa de Paris e Versailles. O termo Rococó* originou-se de duas palavras francesas: "rocaille", que significa rocha ou gruta, e"coquille", "embrechado",  que quer dizer conchas e fragmentos de vidro utilizado originariamente na decoração de grutas artificiais. O estilo conheceu grande desenvolvimento entre 1715 e 1730, durante aregência de Filipe de Orléans. Existe uma alegria na decoração carregada, na teatralidade, na refinada artificialidade dos detalhes, mas sem a dramaticidade pesada nem a religiosidade do barroco.Tenta-se, pelo exagero, se comemorar a alegria de viver, um espírito que se reflete inclusive nas obras sacras, em que o amor de Deus pelo homem assume agora a forma de uma infinidade de anjinhosrechonchudos. Tudo é mais leve, como a despreocupada vida nas grandes cortes de Paris ou Viena.
Em oposição ao Barroco, no Rococó utilizam-se tons pastéis no lugar de cores vivas e superfícies apresentandotexturas suaves nas construções arquitetônicas. A escultura apresentava peças em posições isoladas, em situações mais decorativas no interior das igrejas; Michael Feichtmayr e Ignaz Günther são osescultores mais expressivos desta fase.
Antoine Watteau, François Boucher e Fragonard são os pintores mais citados desta época. Nesta fase a França já era forte influência política e cultural na Europa.Características gerais:
Uso de formas curvas em abundancia e elementos decorativos, como conchas, laços e flores. 
Leveza, caráter intimista, elegância, alegria, bizarro, frivolidade e exuberante.Cores claras
Tons pastéis e douramento
Representação da vida profana da aristocracia 
Representação de Alegorias 
Estilo decorativo
Leveza, alegria e elegância;
Utilização de laços, flores e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rococo
  • Rococo
  • Rococo
  • Rococó
  • Rococó
  • Rococó
  • Rococó
  • Rococó

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!