Rochas - Tipos e aplicações na construção vicil

1599 palavras 7 páginas
1- Introdução
As rochas são uma associação de minerais intimamente unidos por diversas razões geologicas. Para que um agregado seja considerado como rocha, o mesmo deve ser formado naturalmente e apresentar certa representatividade cartográfica, possuir um volume significante.
A classificação desses agregados se dá quanto a sua composição química, forma estrutural ou textura, entretanto são mais comumente classificadas quanto ao seu processo de formação. Segundo essa, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares ou metamórficas. Dessa forma, a intensão deste trabalho é realizar uma breve definição dos tipos de rochas, exemplifica-las e apresentar uma aplicação dentro da engenharia civil para cada tipo.

2- Desenvolvimento
A partir da classificação das rochas de acordo com sua origem, ou seu processo de formação, a classificação fica dividida em rochas ígneas, sedimentares e metamórficas.
Tipos de Rochas:
Ígneas:
As rochas ígneas ou magmáticas são rochas formadas por meio da solidificação e consolidação do magma. Esse tipo de rocha se divide em dois grupos, ígneas intrusivas e ígneas extrusivas. As rochas ígneas intrusivas são formadas a partir do resfriamento lento do magma no interior da crosta terrestre sob altas pressões. Nestas, os minerais são relativamente grandes, pois tiveram mais tempo para se formar. O granito e o diabásio são exemplos desse tipo de rocha.
Ao contrario das rochas ígneas intrusivas, as extrusivas são formadas na superfície da crosta terrestre por meio de um resfriamento rápido e seus minerais apresentam tamanho reduzido pelo resfriamento rápido. Um exemplo utilizado na construção civil de rocha ígnea extrusiva é o basalto.
Aplicações:
Granito
O granito é uma rocha composta essencialmente por quartzo e feldspatos, mas pode possuir outros minerais em sua composição, que lhe darão propriedades diferentes, como variação de cor. Esta rocha possui elevada resistência a compressão e desgaste. Na construção civil, o granito

Relacionados