Rochas Sedmentares, Metamorficas e Magmaticas

335 palavras 2 páginas
Trabalho de Geologia

Aluno: Yuri Matheus Silva de Jesus

Rochas Magmáticas ou ígneas

São as rochas resultantes do resfriamento do magma vindos do interior da terra a partir de atividades vulcânicas.
Alguns exemplos de rochas magmáticas são:
Granitos
Dioritos
Sienitos
Basalto
Uma dessas rochas que é utilizada bastante para a construção civil é o basalto, como é uma rocha compacta, de alta resistência mecânica devido à granulação fina e possui baixa resistência à abrasão pela ausência de quartzo, ela é bastante utilizada no revestimento de paredes, revestimento de muros e calçadas.

Rochas Sedimentares

São rochas resultantes da acumulação de material derivado de fragmentos de rocha ou de restos de animais ou plantas. Podendo ser também resultante da ação química. Alguns exemplos de rochas sedimentares são:
Arenitos
Argilitos
Calcários
O Arenito é uma rocha que vem da consolidação de sedimentos tendo em sua constituição principalmente grãos de quartzo. Os arenitos podem ser silicificados, que são bastante resistentes à abrasão e ao ataque químico, utilizado principalmente em ambientes exteriores ou não silicificados que são porosos apresentando elevado índice de absorção d'água e pouca resistência mecânica à desagregação, por isso é mais utilizado em ambientes interiores.

Rochas Metamórficas

As Rochas Metamórficas, diferentemente das outras é derivada de uma rocha pré-existente que sofreu alterações ao longo do tempo, devido à diferença de pressão, temperatura e ambiente químico. Alguns exemplos de rochas metamórficas são:
Ardósia
Pedra mineira
Itabiritos
Gnaisses
Por metamorfismo os calcários transformam-se em mármores, os arenitos em quartzitos, os basaltos em anfibolitos, granitos em gnaisses e migmatitos.
A ardósia é um exemplo de rocha metamórfica que

Relacionados

  • Trabalho sobre Rochas
    7405 palavras | 30 páginas
  • Composição mineralógica do solo
    2516 palavras | 11 páginas
  • Fichamento geografia do brasil
    5114 palavras | 21 páginas