Rochas sedimentares
1. Agentes geológicos externos
A transformação das paisagens geológicas é provocada por 3 agentes principais:
Água
Seres Vivos
Vento
As rochas expostas à superficie da terra são, assim, alteradas e fraturadas, sendo os seus fragmentos transportados, e depositados.
a. Ação da água
A água pode reagir com os minerais das rochas provocando a sua alteração, ou completa dissolução. Pode facilitar, evaporando, a precipitação de novos minerais nas fissuras das rochas ou, congelando, a sua desagregação em blocos.
b. Ação do vento
O vento provoca o desgaste e a desagregação das rochas. Também faz o transporte das areias.
c. Ação dos seres vivos
Os seres vivos, como as plantas, podem provocar a alteração e a desagregação das areias.
2. Formação de rochas sedimentares
As rochas sedimentares representam cerca de 6% do total das rochas da crusta terrestre. No entanto, cobrem cerca de 75% da sua superfície. Estas rochas têm origem na acumulação e compactação de detritos rochosos ou orgânicos, os sedimentos.
Os sedimentos são, pequenos grãos de rochosos que resultam do desgaste de qualquer rocha da superficie, restos de pequenos animais marinhos ou minerais acumulados no leito de um rio ou no fundo do oceano. Mas os sedimentos acumulados evoluem, geralmente, para uma rocha sedimentar consolidada.
EX:
Areia
Arenito
Calcário
Sal-gema
A formação de rochas sedimentares depende, em geral, de um conjunto de etapas:
Meteorização
Erosão
Transporte
Sedimentação
Diagénese
_____________________________________________________________________
A meteorização consiste na alteração das rochas expostas á superficie da terra:
Meteorização Fisica A rocha está sujeita a uma meteorização fisica quando é desagregada por ação do clima ou dos seres vivos.
Meteorização quimica A rocha está sujeita a uma meteorização quimica quando os minerais sofrem alterações por reação com a água ou com o ar.