rochas sedimentares

Páginas: 10 (2331 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
ROCHAS SEDIMENTARES

As rochas sedimentares constituem apenas 5 a 10% do volume total da crusta terrestre. No entanto são as mais abundantes superficialmente, formando uma cobertura de sedimentos que se originam pela meteorização das rochas pré-existentes (magmáticas, metamórficas e sedimentares) cobrindo, aproximadamente, 75% da superfície terrestre.
As rochas sedimentares podem ser:Consolidadas - se os detritos apresentam-se ligados por um cimento, como é o caso das brechas; ou
Não consolidadas - se os detritos não estão ligados entre si, como no caso das dunas.


Formação
As rochas sedimentares são o produto de uma cadeia de processos que ocorrem na superfície do planeta e se iniciam pelo intemperismo das rochas expostas à atmosfera.
As rochas sedimentares são formadas apartir de restos de outras rochas, seres vivos, etc. transportados pelo vento e pela água. Estas rochas, onde se encontram a maioria dos fósseis, sofrem 3 processos na sua formação:
-compactação de partículas (de rochas e seres vivos);
-desidratação, em que a água é expelida;
-cimentação, que através de um cimento natural as particulas ficam "coladas" e compactadas, formando uma rocha.
Estasrochas podem ser formadas por:
Minerais herdados - minerais que provêem directamente de rochas pré-existentes;
Minerais de neoformação - minerais novos formados devido a fenómenos de muitas transformações químicas ou de precipitações de soluções;
Partes de seres vivos - Por exemplo: conchas e fragmentos de corais.
A meteorização das rochas preexistentes corresponde à primeira etapa deformação das rochas sedimentares. Após a meteorização das rochas , estas tendem a ser sujeitas à erosão, formando sedimentos que são frequentemente transportados por diversos agentes para outros locais. As bacias oceânicas ou grandes zonas de depressão na crosta continental são os principais de deposição de sedimentos. Nestes pode ocorrer diagénese, quando estão sujeitas a afundamento, e originar uma rochasedimentar coerente.

As rochas sedimentares tendem a depositar-se em estratos ou camadas contendo, frequentemente, fósseis. Funcionam assim como verdadeiros arquivos históricos da Terra, cujo estudo permitirá conhecer melhor os acontecimentos que marcaram a história geológica do nosso planeta. Com a datação das rochas e do seu conteúdo fossilífero é possivel construir uma escala de tempogeológico.

A formação das rochas sedimentares encontra-se associada a todos os tipos de rochas que são expostas à superfície ou perto desta, em condições de temperatura e pressão diferentes daquelas em que se originaram. Muitos minerais que constituem estas rochas tornam-se instáveis e formam novos minerais, mais estáveis para condições superficiais, que vão constituir as rochas sedimentares. Esteprocesso contínuo de formação ocorre ao longo de várias etapas.







Como a maioria das rochas se forma em profundidade, sob o efeito de elevadas temperaturas e pressões, quando ascendem à superfície (por remoção das camadas superiores, por erosão ou reajustamentos isostáticos da crusta terrestre) ficam sujeitas a diferentes condições de pressão e temperatura e em contacto com a água e oar. As rochas sofrem assim desintegração e desagregação. A meteorização pode ser mecânica ou química e não implica qualquer transporte de material. Porém, os produtos que se geram com a meteorização química e física são removidos do local de formação pelos agentes da erosão ou transporte como a água, vento e o gelo.
Após a formação dos sedimentos detríticos e químicos (que podem também ter origembiológica), pela acção da meteorização e erosão, estes podem ser transportados até ao momento em que ocorre a deposição por diversos agentes de transporte, nomeadamente: a gravidade, a água, o gelo (glaciares) e o vento.
Quando a energia do agente de transporte não é suficiente para transportar as partículas detríticas, ocorre a sua depositação (sedimentação) sob o efeito da gravidade. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rochas sedimentares
  • Rochas Sedimentares
  • Rochas sedimentares
  • Rochas sedimentares
  • Rochas sedimentares
  • rochas sedimentares
  • Rochas Sedimentares
  • Rochas Sedimentares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!