Rochas ornamentais

Páginas: 5 (1117 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2014
ROCHAS ORNAMENTAIS DO BRASIL

No artigo "Rochas ornamentais do Brasil, seu modo de ocorrência geológica, variedade tipológica, exploração comercial e utilidades como materiais nobres de construção" os autores fazem um apanhado geral sobre rochas ornamentais no Brasil. A definição deste tipo de rocha não difere daquela fornecida pela a ABNT e apresentada anteriormente neste texto, porém osautores dão destaque para o polimento da rocha como fator importante comercialmente. Neste artigo, os autores listam as principais aplicações das rochas ornamentais e listam os estados brasileiros responsáveis pela produção (Espírito Santo, Bahia, Ceará, São Paulo, Pernambuco e Goiás). Segundo os autores, as rochas ornamentais são comercialmente classificadas em granitos, mármores e ardósias; no estadodo Rio Grande do Sul existe ainda o basalto.
Granitos são rochas ígneas e metamórficas de granulometria grossa compostas principalmente de minerais félsicos, tais como quartzo, feldspato alcalino e plagioclásio, são as rochas de maior qualidade e maior valor comercial. Mármores são rochas de composição carbonática, tanto as metamorfoseadas quanto as não metamorfoseadas, porém são vulneráveisao desgaste físico e reações químicas e, portanto, têm valor comercial mais baixo. As ardósias são rochas sedimentares ou metamórficas de composição pelítica não metamorfoseadas com clivagem desenvolvida, tais como ardósia, varvito e folhelho. Excepcionalmente, certos tipos de muscovita xisto, quartzito e gnaisse com clivagem ou bandamento bem desenvolvido são comercializados como "ardósias".Possuem baixo valor comercial.
Em seguida, os autores dissertam de maneira um pouco mais aprofundada a cerca da ocorrência, métodos de explotação, composição e coloração dos tipos de rochas já mencionados. Deve-se destacar que os autores atribuem à cor dos minerais constituintes e às alterações por intempéries as diferenças na coloração entre os tipos de rochas.
Finalmente, os autores exploram asprincipais limitações para a produção e exportação de rochas ornamentais, como problemas técnicos que dificultam a extração das rochas, embargos ambientais por questões políticas e má qualidade no beneficiamento do material, que resultam em produtos menos competitivos internacionalmente.
Já no artigo "Rochas ornamentais e de revestimento de Minas Gerais: Principais ocorrências, caracterização eaplicações na indústria da construção civil", os autores, além de apresentarem o conceito de rochas ornamentais e descreverem diferenças entre tipos e composições, classificam as rochas ornamentais com base na coloração e composição em: Granitos Ornamentais, Quartzitos Ornamentais, Mármores, Ardósias, Estreatitos e Serpentinitos, correspondentes com a classificação fornecida pela ABNT.
Nesteartigo, os autores ainda relatam que rochas ornamentais e de revestimento podem ser diferenciados através de suas propriedades tecnológicas, cuja caracterização envolve a realização de análises petrográficas, determinação dos índices físicos, com ênfase para os índices de porosidade e de absorção, determinação da resistência à compressão, determinação da resistência à flexão, determinação daresistência ao desgaste, determinação do grau de alterabilidade e a resistência a impactos. Assim, os autores concluem que tal caracterização é importante para determinar a melhor forma de aplicação destes materiais e diferenciá-los quanto a seus valores comerciais.
Ambos artigos descrevem definições de rochas ornamentais, sejam baseadas em características comerciais ou na composição destes materiais. Demaneira geral, estes estudos, tem grande importância para o delineamento de diretrizes que regulamentem e padronizem métodos para identificação, exploração e utilização de rochas ornamentais em nosso país. Além disso, uma melhora na competitividade dos materiais de origem nacional frente a materiais estrangeiros também poderia ser atingida através da aplicação desses métodos.



Definição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rochas ornamentais
  • Rochas ornamentais
  • Rochas Ornamentais
  • Rochas ornamentais
  • Rochas Ornamentais
  • Rochas ornamentais
  • Rochas ornamentais
  • Rochas Ornamentais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!