Rochas metmórficas

398 palavras 2 páginas
Rochas Metamórficas

Oque são rochas metamórficas
Em geologia, chamam-se rochas metamórficas àquelas que são formadas por transformações físicas e químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra, num processo denominado metamorfismo.
São exemplos de rochas metamórficas o mármore e ardósia. Não é possível assistir à génese de rochas metamórficas, visto ocorrer as grandes profundidades, conseguimos facilmente através de variados estudos concluir que a temperatura e a pressão são os principais fatores de metamorfismo. No entanto estes dois fatores encontram-se intimamente ligados a outras condicionantes como é o caso dos fluidos de circulação, a intensidade de aquecimento e o tempo durante o qual a rocha se encontra submetida a esses fatores.

Desta forma, ocorre o metamorfismo: as rochas, apesar de se manterem no estado sólido, sofrem alterações um pouco profundas que incluem modificações tanto a nível químico como a nível estrutural. A rocha sofre, ainda, alterações na textura. Todos estes agentes atuam em conjunto, apesar de existirem diferentes ambientes metamórficos. O metamorfismo pode ser baixo, médio e de alto grau.

As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagir formando outros minerais, estáveis nas condições vigentes.
Como é realizada sua extração.
O tempo é um fator muito importante para a formação deste tipo de rochas. Não se pode dizer exatamente quanto tempo demora uma rocha metamórfica a formar-se para diversas condições de temperatura e de pressão. Contudo diversas experiências laboratoriais mostram que a altas pressões e a altas temperaturas, durante um período de alguns milhares ou mesmo milhões de anos, se produzem cristais de dimensões elevadas. Há ainda que referir

Relacionados