Rochas Metamórficars

663 palavras 3 páginas
Rochas Metamórficas

Metamorfismo: META = MUDANÇA / MORPHO = FORMA.
Metamorfismos são alterações ou metamorfoses no estado sólido da composição mineralógica, textura e/ou estrutura das rochas pré-existentes (sedimentares, ígneas ou metamórficas anteriores), devido à ação de agentes energéticos; Altas temperaturas, pressões e soluções químicas, ditos “Agentes do metamorfismo”.
Agentes do metamorfismo –
Temperatura – Ao aprofundarem-se progressivamente sob um crescente número de camadas de sedimentos, as rochas vão sofrendo temperaturas cada vez mais elevadas.
Calor residual da Terra – Grau geotérmico (1°C a cada 33m);
Intrusões Ígneas – Grandes massas de rochas – cozinhamento produzem grandes temperaturas;
Atrito entre camadas – Energia de Fricção;
Pressão – A simples elevação de temperatura não é um fator determinante do metamorfismo, mas é principalmente a pressão em combinação com a temperatura que mais contribui para as profundas modificações das rochas;

Efeitos da Pressão –
1. Eliminação da porosidade.
2. Desaparecimento de Fósseis.
3. Aparecimentos de minerais mais densos.

Fluidos – Os fluidos, tais como água, gás carbono, oxigênio, flúor e entre outros, desempenham a função de facilitar as reações e transformações mineralógicas.
Causas do Metamorfismo:
1. Contato de rochas pré-existentes;
2. Movimentos tangenciais dos continentes (placas tectônicas);
3. Calor interno da Terra;
4. Peso das rochas sobrejacentes;
5. Pressões horizontais;

Tipos de metamorfismo:

Metamorfismo térmico ou de contato: Ocorre através do contato das rochas pré-existentes, este tipo de metamorfismo tem o calor como agente principal.
Metamorfismo dinâmico ou cataclástico: deslocamento de massas de rochas em zonas de falhas – pressão orientada. Este tipo de metamorfismo se restringe às partes pouco profundas da crosta terrestre e consiste no fraturamento, trituração e moagem das rochas originais, com a conseqüente modificação da textura e estrutura.

Relacionados