Rochas Metam Rficas E Metamorfismo2

3111 palavras 13 páginas
FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS
2° período de Engenharia de Minas

Carla Rabelo
Carlos Gabriel
Fabio Soier
Jeferson
João Vitor
Kamilla Veloso
Mateus Moreira
Vinícius Freitas
Vitória Aparecida
Yasmin Fernandes

Rochas Metamórficas e Metamorfismo

MONTES CLAROS-MG
SETEMBRO - 2014
Carla Rabelo
Carlos Gabriel
Fabio Soier
Jeferson Fernando
João Vitor
Kamilla Veloso
Mateus Moreira
Vinícius Freitas
Vitória Aparecida
Yasmin Fernandes

Rochas Metamórficas e Metamorfismo

Pesquisa sobre Rochas Metamórficas e Metamorfismo, referente matéria de Geologia elaborado pelos alunos do 2º período de Engenharia de Minas das FIPMoc para avaliação parcial na disciplina citada, sob orientação do professor Layrton Ferreira.

MONTES CLAROS-MG
AGOSTO-2014
Rochas metamórficas e metamorfismo
"Rochas metamórficas se originam de outras rochas preexistentes, em resposta a mudanças nas condições de temperatura e pressão no interior da crosta terrestre." (TEIXEIRA et al., 2009, p. 400)
Metamorfismo é o conjunto de transformações com mudanças na estrutura, textura, composição mineralógica ou mesmo composição química, pelas quais uma rocha preexistente – chamada de protolito – adapta-se a novas condições físico-químicas no interior da crosta. As mudanças mineralógicas resultam de reações no estado sólido. (TEIXEIRA et al., 2009, p. 401)

Os principais parâmetros físicos envolvidos no metamorfismo são temperatura e pressão. Com o aumento da temperatura, por exemplo, os argilominerais das rochas sedimentares são substituídos por micas e outros silicatos aluminosos, como granada, e a textura sedimentar clástica de um arenito é recristalizada para uma textura em mosaico, onde desaparecem os poros entre os grãos. A pressão pode ser litostática, que depende da profundidade, ou dirigida, quando envolve esforços que levam à deformação das rochas. Em algumas rochas, chamadas eclogitos, minúsculas inclusões de diamante testemunham as pressões litostáticas extremas a que

Relacionados