Rochas igneas

Páginas: 3 (693 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2012
A relação entre rochas ígneas, metamórficas e sedimentares, ou seja, o ciclo das rochas.


1. Comentário


A Terra é um planeta vivo e seus continentes estão em constante movimento, devido àdissipação de calor do interior do planeta. A tectônica global analisa o comportamento dinâmico do planeta, enfocando em conjunto os processos a ela ligados, tais como o magmatismo, a sedimentação, ometamorfismo e as atividades sísmicas (terremotos).


A geologia é a ciência que estuda a origem e a evolução do nosso planeta, através da análise das rochas e seus minerais. As rochas que formamos continentes e fundos dos oceanos registram os fenômenos de transformação da superfície e do interior da crosta terrestre.

O ciclo das rochas existe desde os primórdios da história geológica daTerra e, através dele, a crosta de nosso planeta está em constante transformação e evolução.


2. Os tipos de rochas


2.1. Rochas ígneas


As rochas ígneas são também conhecidas como rochasmagmáticas. Elas são formadas pela solidificação do magma, que é um líquido com alta temperatura, em torno de 700 a 1200°C, proveniente do interior da Terra.


As rochas ígneas podem conterjazidas de vários metais (ouro, platina, cobre, estanho, etc.) e trazem à superfície do planeta importantes informações sobre as regiões profundas da crosta e do manto terrestre.


O tamanho doscristais das rochas ígneas é, em geral, proporcional ao tempo de resfriamento do magma, isto é, quanto mais lenta for a cristalização de um magma, maiores são os cristais formados e vice-versa.


Magmascristalizados a grandes profundidades no interior da crosta esfriam lentamente (magmas intrusivos), possibilitando que seus cristais se desenvolvam até atingir tamanhos visíveis a olho nu. Rochasígneas deste tipo são denominadas rochas plutônicas, como exemplo o granito.


Nos vulcões, o magma (lava) atinge a superfície da crosta e em contato com a temperatura ambiente, resfria-se muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rochas Ígneas
  • rochas igneas
  • Rochas Ígneas
  • rochas igneas
  • Rochas Ígneas
  • Rochas igneas
  • Rochas igneas
  • Rochas Ígneas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!