Rocha

Páginas: 13 (3019 palavras) Publicado: 28 de maio de 2015
Rocha - é um agregado sólido e natural de:
* grãos minerais,
* matéria orgânica,
* material vítreo, ou
* combinação dos três anteriores.
Rocha é qualquer massa de matéria mineral, consolidada ou não, que forma parte da crusta, podendo ser constituída por uma espécie mineral (monominerálica) ou por um agregado de várias espécies minerais (poliminerálica
A composição e textura são as duascaracterísticas usadas para a identificação das rochas e para a sua classificação.
A composição determina-se avaliando quais os minerais mais abundantes que a rocha tem e em que proporções;
A textura refere-se ao aspecto geométrico dos componente minerais, seu tamanho, forma e arranjo espacial.
O sistema complexo dos processos naturais através dos quais as rochas sofrem as diversas transformaçõesdenomina-se ciclo das rochas (ciclo litológico ou petrológico)
Rochas igneas ou magmaticas sao formadas pela cristalizacao de magmas provenientes do interior da terra.
Rochas sedimentares sao produto da consolidacao de sedimentos na superficie terrestre
As rochas metamorficas sao o produto de transformacao de qualquer rocha exposta a um anbiente cujas condicoes fisicas (p e T) e quimicas diferentesdaqueles que onde a rocha se formou.
A Geodinâmica é o estudo da composição, estrutura e fenómenos genéticos formadores da crusta terrestre, bem como o conjunto de fenómenos que actuam não só à superfície como no interior do globo
A energia solar que age directa ou indirectamente esculpindo a superfície, a qual é constantemente modificada pela acção do ar e da água - é a Geodinâmica ExternaA energia do interior da terra, provoca modificações químicas, físicas e estruturais dos constituintes rochosos - é a Geodinâmica Interna
MAGMATISMO
Entende-se por magmatismo, o desenvolvimento e o movimento do magma, e a sua solidificação em rochas ígneas.
O magmatismo pode manifestar-se à superfície através das erupções vulcânicas.

O Magma é o material original dasrochas ígneas. É um fluido natural muito quente, formado em profundidade e constituído por material fundido de composição silicatada com alguns óxidos e sulfuretos e, algum vapor e outros gases mantidos em solução devido às altas pressões a que esta fusão está sujeito.
lava
A matéria em fusão que ascende à superfície chama-se lava, que difere do magma, entre outros aspectos, por não conter ouconter muito poucos voláteis.
O magma caracteriza-se por uma composição predominantemente silicatada, por temperaturas variando entre 500º - 1200ºC, e por uma mobilidade que lhe permite fluir.
Tipos de magma
As zonas de vulcanismo actual são as melhores indicações dos lugares onde os magmas se formam na litosfera em tempos geológicos recentes.

Estas zonas podem ser agrupadas em três zonaspróprias:
a) ao longo de dorsais oceânicas, onde os fundos marinhos se estão a formar; exemplos: vulcões dos Açores e da Islândia;
b) ao longo das zonas de subducção; exemplo: vulcões do Japão
c) c) no interior de placas tectónicas, (fora dos limites das placas, como acontece nos dois casos anteriores); exemplo: vulcões das Ilhas Hawaii (meio oceânico) e das rochas ígneas de Serra Nevada (meiocontinental).
cristalização magmática o processo que leva à separação e, usualmente, à concentração dalguns minerais num magma em cristalização (solidificação), significando que, a partir dum mesmo magma, se podem formar vários tipos de rochas ígneas.
Vulcanismo e Vulcões
Entende-se por vulcanismo os processos associados com a descarga superficial de magma, dando origem a vulcões, que são aberturas nacrusta por onde sai matéria rochosa em fusão, detritos rochosos sólidos e gases.
Metamorfismo é o processo pelo qual as rochas no interior da crusta são modificadas por acção do calor, pressão e agentes químicos.
Agentes de Metamorfismo
Temperatura
(A temperatura é talvez o agente mais importante e variável).
Os processos metamórficos que ocorrem por acção pura e simples da temperatura são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • rochas
  • Rochas
  • As rochas
  • Rochas
  • Rochas
  • Rochas
  • rochas
  • Rochas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!