Rocha, N. S., & Fleck, M. P. A. (2011). Avaliação de qualidade de vida e importância dada a espiritualidade/religiosidade/crenças pessoais (SRPB) em adultos com e sem problemas crônicos de saúde.

575 palavras 3 páginas
Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Medicina
Coordenação de Pós Graduação em Ciências da Saúde

Disciplina: Qualidade de Vida Relacionada à Saúde
Professora: Dra. Maria Alves Barbosa
Aluna especial : Ilda David de Rezende Quintanilha

Resenha do artigo: Avaliação de qualidade de vida e importância dada a espiritualidade/religiosidade/crenças pessoais (SRPB) em adultos com e sem problemas crônicos de saúde
Publicado em Revista Psiquiatria Clínica, 38 (1), 19-23.
Rocha, N. S., & Fleck, M. P. A. (2011). Avaliação de qualidade de vida e importância dada a espiritualidade/religiosidade/crenças pessoais (SRPB) em adultos com e sem problemas crônicos de saúde.

O artigo se refere a religiosidade/qualidade de vida das pessoas, enquanto estas se encontram doentes ou saudáveis, abordando essas variáveis, o estudo é apresentado na sequência: introdução, métodos, resultados e discussão.
Dentre os resultados de estudos científicos na área, a religiosidade aparece como uma prevenção ao suicídio, desajustes psicológicos e a delinquência. Os resultados ainda apontam para o fato da religiosidade contribuir para o bem estar psíquico, aumentando o nível da mesma quando o indivíduo enfrenta grandes crises em sua vida.
No Brasil, de acordo com os autores, a espiritualidade é um fator considerado importante para a maioria da população os estudos puderam comprovar que a qualidade de vida dessas pessoas apresenta relação com o tema, já que também a OMS reconhece a relevância do domínio espiritual na avaliação proposta e na possibilidade de que isso cause alguma modificação positiva na vida de pessoas que enfrentam doenças.
Foram utilizados os instrumentos: WHOQOL – SRPB, WHOQOL – SRPBi e WHOQOL 100, os testes foram executados com a utilização do programa estatístico SPSS na versão 10.0.
O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do hospital (HCPA) Hospital das Clínicas de Porto Alegre, cujas enfermarias e ambulatórios os dados foram coletados, durante três

Relacionados

  • XXXX
    4305 palavras | 18 páginas