Rocha "xisto" informações

Páginas: 3 (563 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE-UNINORTE
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Jonathas Meireles de Menezes

RELATORIO SOBRE ROCHAS
(Xisto Argiloso ou folhelho)

Manaus-Am

Jonathas Meireles deMenezes

RELATORIO SOBRE ROCHAS
(Xisto Argiloso ou folhelho)



-------------------------------------------------
Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial na disciplina deGeologia Geral da turma LGN02S1 ministrada pela prof: Bruce Marshall.

Manaus-Am
20/09/2012

Xisto argiloso ou folhelho
Xisto (também conhecido como shale em inglês) é nome genérico de vários tipos derochas metamórficas facilmente identificaveis por serem fortemente laminadas. Em linguagem popular, em Portugal é também conhecida por “lousa” (e, por extensão, designa-se como “terra lousinha” aossolos com base xistosa).
De fato, xisto é uma rocha sedimentar tipicamente caracterizados por laminações finas, que são paralelos ao plano da cama. O processo pelo qual estas rochas quebrar ao longoda lâmina fina é referido como fissionabilidade, que é ainda outra característica predominante deste tipo de rocha sedimentar.
A rocha de xisto é feita de lama, o qual compreende minerais de argila evestígios de minerais como quartzo e calcite. Os grãos de estes minerais, como quartzo e calcite, são tão finas, que podem ser vistas apenas com a ajuda de um microscópio. A proporção variando dosminerais de argila para os outros minerais determina os atributos físicos da rocha de xisto. Devido à sua fissionabilidade, rochas de xisto tendem a separar de forma desigual mas paralelo ao plano dacama. Tal como acontece com diversas putras rochas sedimentares xisto é bom mesmo em termos de tura. De fato, pode riscar esta rocha com a ajuda de uma faca. Xisto quebra em flocos quando submetido àsintempéries imenso.

Rochas sedimentares formam por meio de sedimentação. No caso do xisto, o processo da sua formação é referido como “compactação”, em que os grãos finos que compõem a rocha se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • xisto
  • Xisto
  • xisto
  • xisto
  • Xisto
  • Xisto
  • Xisto
  • Xisto Betuminoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!