rocha sedimentar

Páginas: 6 (1337 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

1 INTRODUÇÃO

As rochas sedimentares estão presentes em grande parte do continente, isso porque existe vários ambientes sedimentares que são influenciados pela ação do vento, clima das regiões. É importante lembrar que o processo de formação de uma rocha sedimentar leva muitos anos, isso porque elas precisam passar por todo um processo de transformação, que são influenciados pela natureza,para que a rocha fique pronta.
As rochas sedimentares são importantes tanto para os estudos geológicos tanto para a economia do planeta. Isso porque os geólogos as utilizam para descobrir alguns feitos históricos da terra, pois estas são grandes depósitos de restos de fósseis. Para a economia são importantes, pois nelas podem ser encontrados petróleo e gás natural que são importantes geradores delucros para a economia do mundo.

1.1 Origem das rochas sedimentares

A formação das rochas sedimentares ocorre sobre a influência de agentes externos da natureza, onde há uma decomposição através do intemperismo nas rochas antigas existes que as transformam em sedimentos.
De acordo com Popp (2010) durante o ciclo de transformação das rochas, ocorre um conjunto de fenômenos sob ainfluência dos agentes externos que constituem o ciclo exógeno de transformações no qual se formam as rochas sedimentares.
Para que haja a formação das rochas sedimentares, estas precisam passar por uma serie de transformações no ambiente que estão inseridas, uma vez que são originadas da decomposição de organismos mortos, ou sofrem a influencia da erosão para sua formação.
Segundo Zeferino e Martins(2010, p. 37):
As rochas sedimentares resultam do transporte, acumulação e consolidação dos sedimentos,provenientes quer da erosão de rochas preexistentes, quer da precipitação química de substâncias, quer ainda de material correspondente a conchas, esqueletos, espículas de organismos mortos.
Estas rochas constituem uma fina película na crusta terrestre, cuja espessura raramente ultrapassa os 2Km, cobrindo, no entanto, cerca de 80% da superfície do planeta e constituindo a maioria das suas paisagens.
As rochas sedimentares sofrem um longo processo de transformações, que se inicia com a alteração e termina na diagénese ou litificação.
Como pode ser observado, para a formação de uma rocha sedimentar a natureza leva muitos anos, visto que o homem não interfere no processo de formaçãoda rocha sedimentar. Para uma melhor compreensão os fenômenos chamados de gênese das rochas sedimentares serão descritos no sub tópico a seguir.


1.2.1 Sedimentos

Em geologia, chama-se sedimento ao detrito rochoso resultante da erosão, da precipitação química a partir de oceanos, vales ou rios ou biológica (gerado por organismos vivos ou mortos), depositado na superfície da Terra em camadasde partículas soltas quando diminui a energia do fluido que o transporta, água, gelo ou vento1 .
Os sedimentos possuem origem:
a) Terrígena;
b) Biogênica;
c) Autigênica;
d) Vulcanogênica;
e) Cosmogênica.

1.3.1 GÊNESE DAS ROCHAS SEDIMENTARES
O processo de formação de uma rocha sedimentar é longo, necessita-se que ela passe por vários processos, por um grande período de tempo. É semprebom lembrar que gênese das rochas sedimentares corresponde a uma serie de fatos ocorridos para que se tenha uma rocha sedimentar formada.
Para abordar sobre a gênese das rochas sedimentares Press et al (2008) diz que para uma rocha ser formada na natureza torna-se necessário que ela passe por processos que estruturam os estágios sedimentários. Esses estágios são denominados gênese das rochassedimentares é composto por intemperismo, erosão, transporte, deposição ou sedimentação, soterramento e diagênese sendo que este pode ser dividido em compactação e cimentação.
O ciclo começa pelo intemperismo, que é responsável de decompor as rochas mais antigas, transformando-as em sedimentos e solos.
De acordo com Azevedo e Marques (2006, p. 29) “os processos físicos, químicos e biológicos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rochas sedimentares
  • rochas sedimentares
  • Rochas Sedimentares
  • Rochas sedimentares
  • Rochas sedimentares
  • Rochas sedimentares
  • rochas sedimentares
  • Rochas Sedimentares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!