robozin

578 palavras 3 páginas
2. INTRODUÇÃO

O processo de retificação é um processo de usinagem por abrasão que retifica a superfície de uma peça. Normalmente este tipo de usinagem é utilizado após o torneamento e fresamento para o melhor acabamento. Em suma, de acordo com o instrutor de nossa aula prática, as principais funções de uma retificadora são:
Melhor acabamento superficial;
Obter medidas mais exatas; e
Corrigir erros geométricos.
Há basicamente três tipos de retificadora: a plana, a cilíndrica universal e a cilíndrica sem centros (center less). Quanto ao movimento, em geral as retificadoras podem ser manuais, semi-automáticas e automáticas. No caso da center less, ela é automática, pois se trata de uma máquina utilizada para a produção em série.
Segue abaixo a explicação de cada retificadora

2.1. Retificadora plana
De acordo com o Essel (2012), esse tipo de máquina retifica todos os tipos de superfícies planas: paralelas, perpendiculares ou inclinadas.
Na retificadora plana, a peça é presa a uma placa magnética, fixada à mesa da retificadora. Durante a usinagem, a mesa desloca-se em um movimento retilíneo da direita para a esquerda e vice-versa, fazendo com que a peça ultrapasse o contato com o rebolo em aproximadamente 10 mm. Há também o deslocamento transversal da mesa. O movimento transversal junto com o movimento longitudinal permitem uma varredura da superfície a ser usinada.
O valor do deslocamento transversal depende da largura do rebolo. A retificadora plana pode ser tangencial de eixo horizontal e de topo de eixo vertical.

Figura 1: Retificadora Plana tangencial e Retificadora plana vertical

Na retificadora plana tangencial de eixo horizontal, utiliza-se um rebolo cilíndrico

Figura 2: Rebolo cilíndrico reto

Na retificadora vertical, utiliza-se um rebolo tipo copo ou anel, cuja superfície de corte tem, em sua parte plana, a forma de coroa circular

Figura 3: Rebolo tipo copo

2.2 Retificadora cilíndrica universal
A retificadora cilíndrica

Relacionados