Robertacosta Oconceitode

2910 palavras 12 páginas
O conceito de engajamento em Mário de Andrade
Roberta da Costa de Sousa
Mestranda em Teoria Literária
Diversidade e engajamento constituem características que ressaltam da obra de Mário de Andrade (1893 – 1945). Um dos principais nomes do movimento modernista, cujo marco inicial foi a Semana de Arte Moderna, em 1922, viveu em um momento de profundas mudanças, sempre mantendo a capacidade de reflexão sobre a época, que também ajudava a transformar.
A partir de 1930, os modernistas de uma forma geral, voltaram-se para as preocupações políticas, em especial a consciência da função social da literatura e das responsabilidades dos escritores em relação à sociedade, devido à intensificação das lutas ideológicas em todo o mundo. Embora essa consciência já integrasse a obra de
Mário de Andrade desde o princípio, ela também cresceu e ganhou mais relevância, a partir dessa época, tornando-se uma constante essencial em seus escritos até o seu falecimento. Embora o pensamento de Mário seja fruto de uma época extremamente distinta da nossa, ele permanece relevante e atual, para o debate sobre engajamento na cultura, o que aponta para a importância de se manter vivo o legado de Mário.
Segundo Houaiss e Villar (2001, p. 1147), a palavra engajamento apresenta origem francesa (engagement) e fora utilizada, no século XII, como garantia por meio de documento ou dinheiro, pois gage, em francês, significa caução. Sem perder o sentido original de "contrato para prestação de serviços", aos poucos, o vocábulo ganha outros significados, como "angariação de indivíduos para fins de emigração" ou alistamento voluntário para o serviço militar.
No entanto, somente no século XX, o adjetivo engajado (engagé) ganha sentido de comprometido com algo, a serviço de uma causa ou simplesmente empenhado, assim como o substantivo "engajamento", "participação ativa em assuntos e circunstâncias de relevo político e social" e, por extensão, na filosofia existencialista, especialmente a sartriana, como o

Relacionados