ROBERTA RIVEJAM TOLENTINO LEITE

3386 palavras 14 páginas
PATOS – PB
2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
04
2 DESENVOLVIMENTO
05
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
15
REFERÊNCIAS
16

1 INTRODUÇÃO

É de extrema importância a realização de treinamento para que as organizações alcancem os seus objetivos empresariais e cresçam. Entretanto, para que o treinamento efetivamente impacte os resultados organizacionais é essencial que seja feito um criterioso levantamento de necessidades e quais os tipos de treinamento a serem realizados.
Partindo de uma abordagem teórica sobre Políticas de RH e a sub função Desenvolvimento de RH, integrada às demais funções, com foco nas diversas concepções e modelos de levantamento de necessidades de treinamento e suas inter-relações com os demais componentes do sistema, este portfólio estuda o processo de levantamento de necessidades de treinamento e investimento nos colaboradores das empresas visando aumentar a sua efetividade, contribuindo, consequentemente, para a maximização dos resultados organizacionais.

2 DESENVOLVIMENTO

1º) Defina treinamento e desenvolvimento

Treinamento significa ”o preparo da pessoa para o cargo” (Chiavenato 1999, p. 20), já a área de desenvolvimento se aproxima mais da educação que é o preparo da pessoa ”da vida, para a vida e pela vida” (Chiavenato 1999, p. 20), ou seja, treinamento é uma ação de recursos humanos pontual e desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do trabalhador dentro da organização.

2º) Descreva como deve ser o planejamento de um programa de treinamento de acordo com os autores consultados

Consiste em quantificar, escolher quando e como suprir as necessidades já definidas e quais recursos humanos, materiais e financeiros serão necessários mobilizar.

• Quantificar o treinamento necessário;
• Definir a época ideal para o treinamento;
• Classificar as necessidades quanto ao conteúdo;
• Eleger a metodologia para cada necessidade de T&D;
• Documentar os

Relacionados