Roberson da rocha buscioli.

1198 palavras 5 páginas
Resenha

O Mito da Desterritorialização
Do “fim dos territórios” á multiterritorialidade
Rogério Haesbaert

Por Adriano Souza Pereira

O mundo estaria se desterritorializando, sob o impacto dos processos de globalização? O que restaria de nossos territórios, de nossa geografia? Segundo Paul Veerilio, até a geopolítica estaria sendo sobrepujada pela cronopolítica. O mundo dos Estados nações, estaria sendo condenado frente aos mundos das redes, como denominou Manuel Castells. O mundo parece mesmo ter encolhido, sem fronteiras, sem distâncias, tanto pela velocidade do deslocamento físico pelos transportes quanto pela instantaneidade proporcionada pelas comunicações, especialmente a internet.
Em o Mito da Desterritorialização, Haesbaert afirma que a geografia se encontra frágil perante a face da globalização e o multiculturalismo que esta proporciona, declinando a idéia de identidade nacional e inclinando a idéia que o mundo estaria se desterritorializando. A desterritorialização aparece dissociada dos territórios como se a globalização e a mobilidade fossem sinônimas de desterritorialização.
O autor nos primeiros capítulos da os diferentes conceitos de territórios, para depois tratar a desterritorialização.
Para a geografia território e territorialidade diz respeito á espacialidade humana, para a Ciência Política território e territorialidade, enfatiza sua construção de relação a partir de poder, ligada a concepção de Estado. A economia prefere a noção de espaço á de território. A Antropologia destaca sua dimensão simbológica. A sociologia o enfoca a partir de sua intervenção nas relações sociais, e a Psicologia, finalmente incorpora no debate a construção da subjetividade ou da identidade pessoal. A Etologia subvaloriza as bases materiais, objetivas, da constituição do território, a construção de um território é psicológico. Mas como nosso casso é a, geografia apontaremos seis definições de territórios.

Relacionados

  • comunicaçoes
    17728 palavras | 71 páginas
  • Edital
    89866 palavras | 360 páginas
  • concurso soldado pmms
    72915 palavras | 292 páginas
  • soldado
    65017 palavras | 261 páginas