Robótica

Páginas: 5 (1129 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2013
2. Robótica

2.1 História da Robótica

O conceito de robô data dos inícios da história, quando os mitos faziam referência a mecanismos que ganhavam vida como a mitologia clássica, o deus deformado da metalurgia Hefesto criou serventes mecânicos.
Leonardo Da Vinci foi pioneiro abrindo caminho para uma maior aproximação dos robôs em função de seus estudos da anatomia humana que influenciou noconhecimento para criação de articulações mecânicas usadas em robôs.














(Imagem: 1495 – O humanoide de Leonardo da Vinci era capaz de levantar, sentar e mexer a cabeça e os braços sem ajuda.)

Porém a primeira vez que se usou a palavra “robô” foi pelo dramaturgo Karel Capek em 1921 na peça teatral Rossum’s Universal Robots (R.U.R) e a expressão originou-se da palavratcheca “robotinik” que significa servo. A peça retratava a criação de robôs para substituir o homem nos trabalhos pesados. O robô começa então a ser visto como uma máquina “humana” com inteligência e personalidade.
Em 1940 o escritor norte-americano Isaac Asimov estabelece quatro leis muito simples para a robótica :
- Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um serhumano sofra algum mal.
- Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
- Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou a Segunda Lei.
- Lei Zero : Um robô não pode fazer mal à humanidade e nem, por inacção, permitir que ela sofra algum mal(escrita em 1984).
Essas leis foram elaboradas pelo escritor em seu livro de ficção I, Robot que mais tarde chegou aos cinemas estrelado pelo ator Will Smith.
O desenvolvimento inicial dos robôs baseou-se no esforço de automatizar as operações industriais, o qual começou no século XVIII, na indústria têxtil, com o aparecimento dos primeiros teares mecânicos. Com o contínuo progresso da revoluçãoindustrial, as fábricas procuraram equipar-se com máquinas capazes de realizar e reproduzir, automaticamente, determinadas tarefas.
Em 1898, foi exibido, no Madison Square Garden, o barco teleoperado inventado por Nikola Tesla, e que segundo as definições modernas, muitos consideram ser o primeiro robô.

O primeiro robô industrial foi o Unimates, desenvolvido por George Devol e Joe Engleberger, nofinal da década de 50, início da década de 60. As primeiras patentes de máquinas transportadoras pertenceram a Devol, máquinas essas que eram robô primitivos que removiam objetos de um local para outro. Engleberger,
por sua vez, pela construção do primeiro robô comercial foi apelidado de "pai da robótica". 

2.2 Vantagens da Robótica

Hoje em dia existem diferentes tipos de robôs que seguemos princípios de substituir o ser humano em algumas tarefas, existem robôs:
- Na indústria;
- De uso doméstico;
- De ajuda médica, em hospitais;
- Para trabalhos perigosos ou em zonas de risco
- Para desmontar bombas; (Robô Curiosity: NASA)
- Entrarem em locais radioativos;
- Salvar pessoas em incêndios,terramotos e outras catástrofes;
- Para irem no fundo do mar, entre outros.
A definição mais objetiva de robôs se da pela Robotics Industries Association (ou seja, Associação das Indústrias de Robótica) a qual nos diz que:
“Um robô é um dispositivo mecânico articulado reprogramável, que
consegue, de forma autônoma e recorrendo à sua capacidade de
processamento:
- obter informação do meioenvolvente utilizando sensores;
- tomar decisões sobre o que deve fazer com base nessa informação e em informação à prioridade;
- manipular objetos do meio envolvente utilizando atuadores.”
Os robôs surgiram para beneficiar o trabalho humano e com eles vieram algumas vantagens entre elas o aumento na produtividade e na rentabiliadade de indústrias. Temos também uma melhoria da qualidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • robotica
  • Robotica
  • ROBÔTICA
  • robotica
  • Robótica
  • ROBOTICA
  • robotica
  • Robótica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!