RNT de sobreequipamento do Parque de São Pedro

2298 palavras 10 páginas
INTRODUÇÃO

O Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) em estudo é relativo ao projeto do Sobreequipamento do Parque Eólico de São Pedro, que está a ser desenvolvido pela empresa Eólica de Montemuro, S.A , sendo a entidade competente para o licenciamento do mesmo a Direcção Geral de Geologia e Energia (DGEG). O estudo foi desenvolvido pela ProSistemas, Consultores de Engenharia, S.A., por pessoal especializado entre Julho de 2010 e Junho de 2011.

LOCALIZAÇÃO DO PROJECTO

O projecto do Sobreequipamento do Parque Eólico de São Pedro situa-se na freguesia de Tendais, no concelho de Cinfães, e no distrito de Viseu.

OBJECTIVO E DESCRIÇÃO DO PROJECTO

Com este projecto pretende-se instalar 1 aerogerador, de 2 MW de potência, com o intuito de aumentar a capacidade de produção de energia eléctrica do Parque Eólico de São Pedro, passando a produzir mais energia elétrica a partir da energia do vento. No Parque Eólico de São Pedro encontram-se atualmente instalados 5 aerogeradores de 2 MW de potência unitária. Para o escoamento da energia produzida no parque é utilizado uma subestação/edifício de comando e uma linha eléctrica que se encontra ligada ao Posto de Corte de Cabril, sendo estas aproveitadas para o projeto de sobreequipamento. Estima-se que este projecto de Sobreequipamento do Parque Eólico de São Pedro, com uma capacidade de produção instalada de 2 MW, produza em ano médio cerca de 3,7 GWh (não havendo necessidade de construir outra linha elétrica aérea pois será utilizada uma já existente).O aerogerador do Sobreequipamento do Parque Eólico de São Pedro irá interligar-se ao aerogerador n.º 5 do Parque Eólico de São Pedro já existente através de um cabo subterrâneo a 20 kV, com cerca de 3,0 km. A área total arrendada para implantação do projecto é da ordem dos 47 ha .
Em síntese, o Sobreequipamento do Parque Eólico de São Pedro implica a instalação/execução dos seguintes elementos, cuja descrição mais detalhada se apresenta em seguida:

Relacionados

  • Avaliação de impacto ambiental de parques eólicos
    23350 palavras | 94 páginas
  • Energia renováveis
    31298 palavras | 126 páginas