Rmn - introdução

Páginas: 5 (1124 palavras) Publicado: 25 de junho de 2012
Imagem por ressonância magnética - fatos históricos e desenvolvimento da técnica
Spins – O marco inicial
Estudos realizados no século passado constataram que os elétrons possuíam um momento magnético angular intrínseco – o spin. A descoberta desta propriedade contida nas partículas elementares foi um grande marco para o desenvolvimento da resonância magnética nuclear.
Experimentosrealizados na década de 1920 por Otto Stern e Walther Gerlach que consistia na passagem de um átomo de prata por um imã. Tal experimento revelou que além da massa e carga as partículas também sofriam um desvio a um campo magnético, ou seja, possuía um momento angular.2
Núcleos atômicos podem apresentar valores de spins diferentes de zero, neste caso sofrerão o efeito do campo magnético, caso o número despin total seja igual a zero estes núcleos não sofrerão o efeito, como é o caso do 12C, 16º, 32S entre outros, logo tais átomos não possuem seu sinal detectado por RMN.
O RMN
Em meadas de 1945 experimentos de absorção de ondas de rádio eram realizados pelos físicos Felix Bloch e Edward Purcell em substâncias – água e parafina. Estes experimentos trouxeram grande inovação para os estudos de RMN,pois a partir de agora era possível realizar experimentos com amostras líquidas e sólidas, e não mais apenas com partículas atômicas. Estes estudos lhes deram o Nobel de 1952.
Tal inovação expandiu o uso dos RMN para outras áreas além da física e química, como: biologia, medicina, agricultura e até na área computacional.
A diferença entre a RMN para as demais formas de espectroscopia se deve doisfatos: (i) a separação entre os níveis de energia é um resultado da interação do momento magnético de um núcleo atômico com um campo magnético aplicado; (ii) e a interação com a componente magnética da radiação eletromagnética em vez da componente elétrica.4
Os prótons de um átomo de hidrogênio ao sofrerem a ação de um campo magnético externo podem se alinhar de duas formas ao campo aplicado:(i) paralelo ou (ii) antiparalelo. Quando o campo magnético é cessado o alinhamento é desfeito os prótons voltam a seu estado fundamental por dois processos de relaxação, o (i) spin-rede (T1), que mede os componentes paralelos ao campo magnético e o (ii) spin-spin (T2), que mede os componentes transversais ao campo aplicado.2
Raymond Damadian realizando testes in vitro conseguiu observar que T1era maior em tecidos defeituosos do que em tecidos normais, fazendo com que a Ressonância Magnética fosse empregada como um possível detector de doenças. As primeiras imagens foram obtidas em 1972, publicadas na Revista Nature. Porém as primeiras imagens de uma parte do corpo, de um dedo, apenas foram obtidas no ano de 1976 por Peter Mansfiel na Universidade de Nottinghan. Tais estudos lheconcederam o Nobel de 2003.
Atualmente o MRI é a principal técnica utilizada na medicina por produzirem imagens de alta qualidade do interior do corpo humano, possibilidade visualização da imagem em 3D, não utiliza radiação ionizante, fazendo com que o paciente não corra risco por radiação. Porém este tipo de diagnóstico não permite a visualização dos ossos e não pode ser utilizada em pacientes quecontenham marca-passo ou implantes metálicos em seu corpo. No Brasil, o primeiro exame por MRI foi realizado em São Paulo no Hospital Israelita Albert Einstein em 1986.
A técnica de RMI é baseada, principalmente, no tempo de relaxação dos prótons de água (1H) já que o corpo humano é constituído por aproximadamente 70% de água. Como os ossos possuem uma baixa quantidade de água em sua estrutura équase impossível sua visualização, como dito anteriormente.
Os átomos de hidrogênio são os átomos que possuem maior momento magnético, por isso sentem maior influência do Campo Magnético entre os demais núcleos e sua sensibilidade ao RMN varia consideravelmente entre um tecido saudável e um defeituoso.
Quando o corpo humano está sem a influência de um campo magnético todos os seus prótons estão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artefatos em RMN
  • espectrocopia de RMN
  • Tecnicas de RMN
  • Resumo RMN
  • USOS DE RMN
  • EM E RMN de próton
  • RMN flavonoides
  • Tabela RMN

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!