RJHSJKHRSJKHRJKES

5034 palavras 21 páginas
Algoritmo - Professora Denise Moraes
Algoritmo
O conceito central da programação e da ciência da computação é o algoritmo. Programar é basicamente construir algoritmos.
No processo de construção de programas, a formulação do algoritmo e a definição das estruturas de dados a serem usadas estão intimamente ligadas.
A formulação de um algoritmo geralmente consiste em um texto contendo comandos que devem ser executados numa ordem prescrita. Podemos dizer que o algoritmo é uma norma executável para a obtenção de uma solução para um certo problema.
A grande dificuldade na concepção e no entendimento do algoritmo é o problema do relacionamento desses aspectos, ou seja: como entender
("visualizar") as estruturas dinâmicas das possíveis execuções do algoritmo a partir da estrutura estática do texto do algoritmo.
Programação Estruturada
Basicamente, a Programação Estruturada consiste numa metodologia de projeto de programas visando:





Facilitar a escrita dos programas;
Facilitar a leitura (o entendimento) dos programas;
Permitir a verificação a priori dos programas;
Facilitar a manutenção dos programas.

O maior problema em grandes sistemas de software reside na enorme complexidade desses sistemas. Entenda-se aqui por complexidade de um sistema uma medida do número de seus componentes e do grau de interação entre eles. Para Dijkstra, o indiscutível iniciador da programação estruturada, "a arte de programar consiste na arte de organizar e dominar a complexidade". A idéia básica da Programação Estruturada, que vai ao encontro da mencionada tarefa do programador, é reduzir a complexidade, em três níveis:
 Desenvolvimento do programa em diferentes fases por refinamento sucessivo (desenvolvimento topdown);
 Decomposição do programa total em módulos funcionais, organizados de preferência num sistema hierárquico;  Usando dentro de cada módulo só um número muito limitado de estruturas básicas de fluxo de controle.
O

Relacionados