Rizoma_-_uma_introducao_aos_Mil_Platos_de_Deleuze_e_Guattari

4778 palavras 20 páginas
Rizoma - Uma introdução aos Mil Platôs de Deleuze e Guattari

Cleber Araújo Cabral1
Diogo Corgosinho Borges2

Resumo:

Nosso objetivo é fazer uma apresentação à proposta de pensamento expresso na obra Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Este texto busca, inicialmente, apresentar uma proposição sintética do conceito "rizoma", tal como proposto pelos autores referidos acima. Após a exposição do conceito, apresentaremos algumas perspectivas de análise da situação contemporânea a partir desse conceito e da rede conceitual deleuze-guattariana.

Palavras-Chave: rizoma, sistemas centrados e a-centrados, cartografia, inconsciente.

Introdução Em Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia a dupla formada pelo filósofo Gilles Deleuze e pelo psicanalista Félix Guattari3 busca fazer uma crítica ao mesmo tempo histórica e ontológica da psicanálise, passando pelo pensamento de Marx e Nietzsche. Tal como aludem os autores no prefácio à edição italiana do volume da obra Mil Platôs “O Anti-Édipo tinha uma ambição kantiana: era preciso tentar uma espécie de crítica da razão pura no nível do inconsciente." (DELEUZE e GUATARRI, 2004: 06). Para melhor compreendermos a proposta-trajeto iniciada em Anti-Édipo, faz-se conveniente relembrarmos seus três temas fundamentais, que seriam:

1- Substituição da idéia do inconsciente enquanto teatro pela idéia de inconsciente como usina (questão de produção de inconsciente e não de representação de conteúdos do inconsciente).
2- O delírio é histórico-mundial, não familiar: deliram-se raças, tribos, culturas, organizações, posições sociais, etc.
3- Existe uma história universal, que não é a da necessidade, e sim da contingência (DELEUZE e GUATARRI, 2004: 07).

Já na seqüência de Anti-Édipo, os Mil Platôs, a preocupação apresentada pelos autores é de outra ordem: A construção de conceitos capazes de pensar a contemporaneidade importa mais que fazer uma crítica da mesma. "O

Relacionados