Rivalidade na indústria- Barreiras de saida

Páginas: 3 (554 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Barreiras de saída

Barreiras de saída são fatores que impedem a empresa sair de um mercado após ter superado as dificuldades iniciais. Um exemplo que torna a saída elevadas desvantajosa para umaempresa é o quando existe um investimento em instalações fabris em um país estrangeiro. Ao se optar pela desistência de atuar em um país no qual o principal concorrente não atue, a empresa pode abrircaminho para a instalação do rival, a um custo menor do que incorreu originalmente. Assim, a organização deve considerar a hipótese de que todo o investimento realizado na infraestrutura para seacolher as suas instalações podem ser aproveitadas pelos rivais, se desistir das operações naquele país.

Barreiras emocionais dos controladores dizem respeito ao interesse dos altosexecutivos da empresa em manter as operações da empresa por razões não-econômicas para se preservar a imagem da empresa. Um exemplo disso é a decisão de uma empresa em manter uma marca de produtos, mesmotendo esta perdido o prestígio entre os consumidores ao longo do tempo.

As restrições de ordem governamental são imposições do governo para que uma determinada empresa mantenha as operaçõesinalteradas, mesmo sendo esta de menor rentabilidade para a organização. Um exemplo é uma empresa que produz um produto único e de grande necessidade da população de baixa renda. A diretoria, ao semelhor analisar os gastos com a produção deste bem, decide finalizar a produção, por verificar que possui uma baixa rentabilidade com a comercialização do produto. Entretanto, por intervenção dogoverno, através de sanções político-econômicas, a empresa é obrigada a manter o produto no mercado, sob o risco de ser penalizada pelas autoridades.

As barreiras de entrada assemelham-semuito às de saídas, com a principal diferença que dizem respeito ao desejo de uma empresa em começar a atuar em um mercado, e não sair, como vimos anteriormente.

Antes de se começar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barreiras de entrada e saída
  • RIvalidade
  • A RIVALIDADE
  • saida
  • barreiras
  • BARREIRAS
  • Barreiras
  • barreiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!