Rivalidade cortês: relação de henri matisse e pablo picasso entre os anos de 1906 a 1910

Páginas: 6 (1499 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2013
RIVALIDADE CORTÊS: RELAÇÃO DE HENRI MATISSE E PABLO PICASSO ENTRE OS ANOS DE 1906 A 1910

LINCK, Natália de Leon
PEIXOTO, Jaqueline Wickboldt
IAD/Universidade Federal de Pelotas

SILVA, Ursula Rosa da
IAD/Universidade Federal de Pelotas

1 INTRODUÇÃO

Analisando o período de 1906 a 1910, caracterizado como Arte Moderna pela História da Arte, enfatizamos dois grandes pintorespara uma análise acerca da vida pessoal, relação artística e conhecimento das obras. Aprofundando o conhecimento sobre os movimentos Cubista e Fauvista, respectivamente representados por Pablo Picasso (1881-1973) e Henri Matisse (1869-1954). Distinguindo e comparando suas obras, buscando a relação pessoal e artística. Avaliando as suas principais características e focando na rivalidade amigávelentre eles.

2 METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS)

A pesquisa toma como procedimento metodológico a realização de análises bibliográficas em livros através de conceitos dos autores utilizados, teve início no mês de abril do ano de 2010 e se encontra em andamento. Os temas pesquisados são relacionados à vida de Pablo Ruiz Picasso, Henri Matisse e a Arte Moderna no período de 1906 a 1910.3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Nesse curto espaço de tempo é ponderada a afinidade entre os pintores, mostrando suas relações pessoais, e os motivos que levaram Pablo Picasso a criar uma competitividade entre eles, fazendo com que Henri Matisse reagisse a esse ataque artístico. Estuda-se a influência de Henri Matisse sobre as obras e vida de Pablo Picasso, e como esse unia a arte com avida amorosa, sendo sua pintura diretamente afetada pelas relações pessoais e estilo de vida.
É pesquisada a transformação ocorrida na Arte Moderna com a amizade e rivalidade entre os pintores, e como os outros artistas reagiram a esse evento, será mostrada a importância do crescimento e libertação da Arte Clássica a partir da influência desses pintores.
É aprofundado o estudo navida de Henri Matisse, que segundo RUBIN e MAZZARIOL era um artista francês nascido em Le Cateau, Cambrésis em 31 de dezembro de 1869, mudou-se para Paris em 1891 onde mais tarde seria um dos precursores do Fauvismo se tornando o maior representante do movimento. Esse movimento foi de curta duração, na passagem do século XIX para o século XX onde seus representantes rejeitaram não só a forma,ditada pela academia, como também o conceito de luminosidade dos impressionistas, passando a usar a cor como fator primordial da pintura e levando-a as últimas consequências.
Em sua primeira fase, Matisse mostrava-se como descendente direto de Cézanne (1839-1906), em busca do equilíbrio das massas, mas outras influências, como as de Gauguin (1848-1903), Van Gogh (1853-1890) e Signac(1863-1935), levaram-no a tratar a cor como elemento de composição. Em 1904-1905, "Luxo, calma e volúpia" (Luxe, Calm et Volupte) ainda revelava a influência do pós-impressionismo, mas já demonstrava grande simplificação da cor, do traço e dos volumes. Em 1908, a euforia decorativa de "O aparador, harmonia vermelha" (La tondeuse, la ligne rouge) atestava que Matisse já tinha estilo próprio. Dos pintoresFauvistas, que exploraram o sensualismo das cores fortes, ele foi o único a evoluir para o equilíbrio entre a cor e o traço em composições planas, sem profundidade.
Na pesquisa feita sobre a vida de Pablo Ruiz Picasso, descobre-se que ele foi um pintor Espanhol nascido em Málaga em 25 de outubro de 1881, e que no início do século XX passou a viver em Paris onde mais tarde em conjunto comGeorges Braque (1882-1963) criou um dos movimentos mais importantes da Arte Moderna o Cubismo, Picasso se tornou o principal representante do movimento. O Cubismo foi uma tendência artística que surgiu por volta de 1907 e considerou a obra de arte um fato plástico independente de imitações diretas das formas naturais, se propôs a traduzir sua visão com a ajuda de formas geométricas. Tendo como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Henri Matisse
  • Henri Matisse
  • Pablo Picasso
  • Pablo Picasso
  • Henri Matisse
  • Henri matisse
  • Pablo picasso
  • Pablo Picasso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!