Rivalidade cortês: relação de henri matisse e pablo picasso entre os anos de 1906 a 1910

1499 palavras 6 páginas
RIVALIDADE CORTÊS: RELAÇÃO DE HENRI MATISSE E PABLO PICASSO ENTRE OS ANOS DE 1906 A 1910

LINCK, Natália de Leon
PEIXOTO, Jaqueline Wickboldt
IAD/Universidade Federal de Pelotas

SILVA, Ursula Rosa da
IAD/Universidade Federal de Pelotas

1 INTRODUÇÃO

Analisando o período de 1906 a 1910, caracterizado como Arte Moderna pela História da Arte, enfatizamos dois grandes pintores para uma análise acerca da vida pessoal, relação artística e conhecimento das obras. Aprofundando o conhecimento sobre os movimentos Cubista e Fauvista, respectivamente representados por Pablo Picasso (1881-1973) e Henri Matisse (1869-1954). Distinguindo e comparando suas obras, buscando a relação pessoal e artística. Avaliando as suas principais características e focando na rivalidade amigável entre eles.

2 METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS)

A pesquisa toma como procedimento metodológico a realização de análises bibliográficas em livros através de conceitos dos autores utilizados, teve início no mês de abril do ano de 2010 e se encontra em andamento. Os temas pesquisados são relacionados à vida de Pablo Ruiz Picasso, Henri Matisse e a Arte Moderna no período de 1906 a 1910.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Nesse curto espaço de tempo é ponderada a afinidade entre os pintores, mostrando suas relações pessoais, e os motivos que levaram Pablo Picasso a criar uma competitividade entre eles, fazendo com que Henri Matisse reagisse a esse ataque artístico. Estuda-se a influência de Henri Matisse sobre as obras e vida de Pablo Picasso, e como esse unia a arte com a vida amorosa, sendo sua pintura diretamente afetada pelas relações pessoais e estilo de vida. É pesquisada a transformação ocorrida na Arte Moderna com a amizade e rivalidade entre os pintores, e como os outros artistas reagiram a esse evento, será mostrada a importância do crescimento e libertação da Arte Clássica a partir da influência desses pintores. É aprofundado o estudo na

Relacionados

  • Gombrich
    138062 palavras | 553 páginas
  • História do direito
    167586 palavras | 671 páginas