RITUAL DE INTERAÇÃO

Páginas: 5 (1243 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL MARANHÃO – UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais


Paulo Alfredo Donjie de Oliveira

RITUAL DE INTERAÇÃO:
Desdobramentos inerentes à fachada




















São Luis
2014
Paulo Alfredo Donjie de Oliveira










RITUAL DE INTERAÇÃO:Desdobramentos inerentes à fachada
Trabalho apresentado como exigência da 3ª avaliação da disciplina Sociologia V ao curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, sob a orientação do Profº. Dr. Juarez Lopes.























São Luis
2014














































“Há que endurecer, mas,sem jamais perder a ternura”.
Che Guevara
RITUAL DE INTERAÇÃO:
Desdobramentos inerentes à fachada

1 Informações sobre a obra
Sabe-se que a obra “Ritual de interação: Ensaios sobre o comportamento face a face” foi escrita por Erving Goffman para estudar a interação face a face em ambientes naturais de materiais comportamentais definitivos como a olhadela, gestos, posicionamentos e enunciadosverbais que as pessoas continuamente inserem numa situação, intencionalmente ou não, isto é, sinais externos de orientação e envolvimento, estados mentais e corporais que não costumam ser examinados em relação à sua organização social.

2 Informações técnicas
Goffman destaca inicialmente, que todos vivemos num mundo de contatos sociais com várias pessoas, contatos estes que se dão face a facerepleto de atos verbais e não-verbais que configuram uma “linha” que se traduz numa opinião e avaliação sobre os envolvidos e de si mesmo.
Destaca um segundo ponto, que Goffman chama de “fachada” a forma assumida pelo indivíduo através do contato e da linha positiva atribuída a ele socialmente, isto é, uma imagem de si adquirida no meio social.
Para Goffman, o indivíduo tende reagir a diferentescontatos sociais e exprimir diferentes fachadas que envolvem sentimentos bons e ruins, mas, a fachada pessoal e e a fachada dos outros são construções da mesma ordem, assim, uma pessoa tem, está com ou mantém a fachada que de acordo com a linha assumida é consistente.
Destaca o autor que “Uma pessoa que consegue manter a fachada na situação em curso é alguém que se absteve de certas ações nopassado que teriam sido difíceis de encarar com coragem (face up to) posteriormente” (p. 16).
Sobre a fachada errada ou que uma pessoa está com fachada errada por não se integrar o valor com a linha atribuída ao indivíduo. Está fora de fachada quando não se tem uma linha pronta durante os contatos como se espera. Está com facha significa está convicto de uma linha que assumiu com segurança. No casoda fachada errada o fora de fachada o indivíduo poderá sentir vergonha ou está com a fachada envergonhada (shame faced).
Goffman exemplifica que em algumas sociedades como a anglo-americana ocorre a expressão perder a fachada (to lose face) seria o mesmo que está com a fachada errada, estar fora de fachada. Salvar a fachada (to save one’s face) significa que não perdeu a fachada. Dar fachada (togive face) assumir uma fachada melhor daquela assumida. Desfiguração (defacement) humilhação de alguém ou a própria mantendo-se impassivelmente é tido como “sem vergonha” (p.18).
Sobre a preservação da fachada (face work) serve para neutralizar incidentes, quer dizer, eventos cujas implicações simbólicas efetivas ameaçam a fachada. (p.20).
Descreve ainda Goffman, os tipos básicos de preservaçãoda fachada: processo de evitação e processo corretivo. No processo de evitação se conduz atrvés de intermediários e evita contatos que possam ser uma ameaça. No processo corretivo, os interlocutores tentam corrigir os efeitos aquilo que foi inevitável no contato incidente e assim restabelecer o equilíbrio ou restabelecer um estado ritual entre eles, gerando um intercâmbio. (p.26).
Goffman...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erving Goffman
  • O ritual
  • Rituais
  • Rituais
  • O Ritual
  • ritual
  • Rituais
  • Rituais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!